As nadadoras Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa foram os grandes destaques da primeira noite de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Brasil de Natação, realizado no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife. Na terça-feira (30), elas superaram o índice dos 400 m nado livre para o Campeonato Mundial, que será disputado em Fukuoka, no Japão, em julho.
Gabrielle e Maria Fernanda, atletas da Unisanta (SP), marcaram os tempos de 4min06seg25 e 4min06seg85, respectivamente, para ficar com as medalhas de ouro e prata. A marca da vencedora ainda é um novo recorde brasileiro para a distância. Nathalia Almeida com 4min11seg88 ficou em terceiro e garantiu um pódio 100% da equipe paulista.
— Essa conquista é resultado de muita superação e trabalho duro, além de ser muito bom para natação feminino e a natação da Unisanta — comentou a nova recordista brasileira.
Na prova masculina dos 400 m livre, foi vencida por Guilherme Costa, da Unisanta, que levou o ouro com o tempo de 3min47seg31, também superando o índice exigido para a disputa do Mundial e assegurando um novo recorde da competição. A prata ficou com Stephan Steverink, do Flamengo, que nadou para 3min50seg79 e o bronze ficou com Eduardo Moraes, do Minas Tênis Clube, que terminou com 3min50seg93. Dois nadadores do Grêmio Náutico União participaram da final, Luiz Felipe Loureiro e Thiago Ruffini, que terminaram em sexto e sétimo lugar, respectivamente.
— Eu acho que estou mais rápido que ano passado e essa temporada focamos mais nos 200 e 400 livre. Ainda tem campeonato e estou motivado para poder entrar no revezamento 4x200 e poder ajudar — disse Guilherme, que foi bronze nesta prova no Mundial de 2022 na Hungria.
Um quarto índice mundialista foi atingido na noite de terça em Recife. Nos 100 m borboleta, Kayky Mota, do Pinheiros, fez 51seg95 e terminou com a primeira colocação. O pódio ainda teve dois atletas do Minas Tênis Clube, Victor Baganha e Vinícius Lanza, que nadaram em 52seg26 e 52seg42, respectivamente.
— Essa temporada foi uma grande batalha. Fico feliz com o resultado e só tenho que agradecer quem participou dessa jornada — comemorou Kayky.
A prova feminina dos 100 m borboleta foi vencida pela americana Gabriela Albiero, filha do técnico brasileiro Arthur Albiero. A nadadora do Minas Tênis Clube fez o tempo de 58seg68, superando Giovanna Diamante (Pinheiros-SP), com 59seg36, e Celine Bispo (Yatch Clube da Bahia), que fechou a prova com 59seg45.
O Pinheiros dominou a prova dos 100 m peito feminino e ficou com as três primeiras colocações. A vencedora foi Jhennifer Conceição (1min08seg10), seguida de Nichely Nysy (1min08seg42) e Ana Carolina Vieira (1min08seg53). Entre os homens mais uma vitória do clube paulista, com João Gomes Júnior, que fez 1min00seg85. A segunda posição ficou com Raphael Rached, do Clube Curitibano (PR), com 1min01seg22, e a terceira com Fernando Santos, do Corinthians, com 1min01seg22.
Mesmo sem índice, a final dos 50 m costas feminino foi muito acirrada. A vitória ficou com Julia Goes (Sesi-SP), que superou na batida de mão a argentina Andrea Berrino (Pinheiros). A brasileira marcou 28seg63 contra 28seg74 da adversária. O pódio ainda teve Stephanie Balduccini (Pinheiros), com 28seg93.
Entre os homens, quem levou a melhor nos 50 m costas foi Guilherme Basseto (Unisanta), que venceu com 24seg91, deixando para trás Guilherme Guido (Pinheiros), com 25seg15, e Gabriel Fantoni (Flamengo), que fez 25seg17 e acabou em terceiro.
O Pinheiros venceu o revezamento feminino dos 4x100 m livre. A equipe formada por Ana Carolina Vieira, Giovana Medeiros, Giovana Diamante e Stephanie Balduccini nadou em 3min41seg22 e estabeleceu uma nova marca do campeonato. A segunda posição foi do Minas Tênis Clube (Gabriela Albiero, Aline Rodrigues, Luanna Oliveira e Luana Ribeiro). O terceiro lugar foi da Unisanta (Maria Paula Heitmann, Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto e Nathalia Almeida).
No masculino, o revezamento 4x100 m livre também foi vencido pelo time do Pinheiros. Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Breno Correia marcaram 3min13seg93, superando o Minas Tênis Clube (Lucas Peixoto, Luiz Gustavo Borges, Tiago Cintra e Fernando Scheffer) e a Unisanta (Marco Antônio Ferreira Júnior, Lucas Souza, Felipe Souza e André Pereira).
O Troféu Brasil continua nesta quarta-feira, com as eliminatórias no período da manhã e finais às 18h. Após a competição, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) deverá definir a equipe para o Mundial, que deverá ser formada pelos 12 nadadores que tiverem o melhores índices técnicos e tenham nadado abaixo do índice, além de outros nadadores que participarão das equipes de revezamento.