O brasileiro Ymanitu Silva, 9º do ranking mundial de simples e 5º do mundo nas duplas, conquistou o título de duplas do ITF2 Series de Busan, na Coreia do Sul, na categoria Quad do tênis em cadeira de rodas. O evento teve premiação de US$ 22 mil.
Ymanitu foi campeão ao lado do eslovaco Tomas Masaryk. Os dois bateram na final os japoneses Koji Sugeno e Daisuke Ishito por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 10/6. Este foi o terceiro título de duplas no ano para o catarinense que venceu outros dois eventos em Bolton, na Grã-Bretanha. Agora ele soma 28 troféus de duplas na carreira.
Atleta da ADK Tennis, de Itajaí (SC), Ymanitu Silva tem três finais de Grand Slam no currículo. Ele foi vice-campeão de Roland Garros em 2019 e 2022 e do Aberto da Austrália de 2023, sempre nas duplas.
Em Busan, o brasileiro ainda disputou a chave de simples e parou nas semifinais diante do cabeça de chave 1, o americano David Wagner, 3º do mundo, que venceu por 6/2 e 6/1. Na próxima semana, ele vai disputar em Daegu, também na Coreia do Sul, o torneio ITF1 Series com premiação de US$ 32 mil.