O Minnesota Timberwolves entrou em quadra na noite de domingo (23) com a missão de bater o favorito Denver Nuggets para evitar a eliminação nos playoffs da NBA e conseguiu concluí-la mesmo diante de uma noite de números expressivos do astro adversário Nikola Jokic. Para isso, contou com ótima atuação do jovem Anthony Edwards, de 21 anos, e venceu por 114 a 108 no tempo extra, resultado que deixa a série com uma vantagem de 3 a 1 a favor da franquia texana.
Após evitarem o drama de serem varridos, os Wolves tentam manter a esperança para o sexto jogo da série, marcado para terça-feira. Edwards, certamente, é um motivo para acreditar que é possível, ao menos, estender mais um pouco a série melhor de sete.
— Eu sou orgulhoso. Não queria ter que dizer que fui varrido. Eu jamais quero ser varrido em toda minha carreira. Então, definitivamente, levei para o lado pessoal esta noite — disse Edwards, após o jogo.
Com os 34 pontos marcados contra os Nuggets, o ala-armador tem cinco jogos com mais pontuação acima de 30 antes de completar 22 anos. O único acima dele no ranking dessa marca é LeBron James, com oito. Fora os empolgantes números da potencial estrela, os Wolves tiveram outras participações importantes, como a de Karl-Anthony Towns, autor de 17 pontos e 11 rebotes.
Do outro lado, como de costume, Nikola Jokic foi marcante. Anotou 43 pontos para igualar seu próprio recorde de pontuação em uma partida de playoff e ainda colaborou com 11 rebotes e seis assistências, o que não evitou a frustração ao final da partida. "A gente teve a oportunidade de fechar a série, não conseguimos. Eles lutaram, estavam desesperados. Mas é o que é", disse.
Warriors empatam série
Em San Francisco, o Golden State Warriors deu sequência à reação diante do Sacramento Kings, depois de perder os dois primeiros jogos, e deixou a série empatada por 2 a 2 ao conquistar uma vitória por 126 a 125 no quarto jogo. O duelo foi marcado por uma estratégia mal articulada por Stephen Curry, que pediu timeout a 42 segundos do fim, mas os Warriors já não tinham mais direito a nenhum, por isso a arbitragem marcou falta técnica.
No momento, a franquia de San Francisco vencia por vantagem de cinco pontos. Com a falta, os Kings tiveram direito a um lance livre, devidamente convertido, e à posse da bola. A diferença diminuiu para um ponto assim que DeAron Fox acertou uma bola de três, e a virada quase veio no lance final, quando Harrison Barnes também tentou de três, mas não guardou, atrapalhado pela boa marcação do próprio Curry.
— Não vou mentir, eu pensei que seria a jogada mais inteligente do mundo. Foi meio que uma jogada inebriante, mas acabou não sendo. Olhei para o banco e todos estavam balançando a cabeça, então foi uma situação lamentável a esse respeito— confessou Curry após o equívoco.
Knicks e Celtics em vantagem
Em outro duelo de domingo, o New York Knicks deu um passo importante para passar da primeira rodada dos playoffs pela primeira vez em uma década. Jalen Brunson e RJ Barrett, com 29 e 26 pontos, respectivamente, foram os principais nomes do triunfo por 102 a 93 sobre o Cleveland Cavaliers. Agora, a vantagem na série é de 3 a 1 e basta uma vitória em Nova York, na quarta-feira, para conseguir a classificação. A última participação da franquia nova-iorquina na semifinal do Leste foi em 2013, ano em que caiu para o Boston Celtics.
Os Celtics, aliás, também estiveram em quadra e abriram 3 a 1 na série contra o Atlanta Hawks. Jaylen Brown e Jayson Tatum marcaram 31 pontos cada um e lideraram o triunfo por 129 a 121 na casa dos adversários. As duas franquias voltam a se enfrentar na terça-feira, desta vez em Boston.
Confira os resultados da NBA deste domingo:
New York Knicks 102 x 93 Cleveland Cavaliers
Golden State Warriors 126 x 125 Sacramento Kings
Atlanta Hawks 121 x 129 Boston Celtics
Minnesota Timberwolves 114 x 108 Denver Nuggets
Confira os jogos da NBA desta segunda-feira:
Miami Heat x Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers x Memphis Grizzlies