A campeã brasileira de 2022 Silvana Lima venceu a primeira etapa do circuito brasileiro de surfe, o Dream Tour, em Atlântida, no Litoral Norte. A cearense superou Júlia Duarte (10,8 contra 7,8) e garantiu os primeiros pontos no ranking da temporada. No começo deste domingo (16), ela já havia entrado na água em outras duas oportunidades. Nas quartas, venceu Tais Almeida e na semi eliminou Yanca Costa.
A surfista começou a temporada do mesmo jeito que terminou em 2022, com vitória. Além dos R$ 40 mil, Silvana ainda ficou com 10 mil pontos no ranking do Dream Tour.
— Começar com o pé direito não tem nada melhor. Estou super feliz. O ano só tá começando, mas iniciar assim fica com um gostinho um pouco melhor. Bem difícil o mar, mas todo mundo é profissional e está acostumado a ter que superar as dificuldades. Tendo onda, a gente vai lá e dá o melhor — destacou a Silvana.
Como foi a disputa
A decisão foi um confronto de gerações. Enquanto Silvana Lima já é experiente no circuito brasileiro e mundial, Júlia Duarte ainda dá seus primeiros passos nas grandes competições. Apesar disso, a bateria decisiva equiparou a experiência e a juventude contrastantes fora da água. A carioca começou pegando as primeiras ondas nos primeiros minutos dos 30 da final.
Silvana logo devolveu com outras duas ondas, que deixaram Júlia precisando de uma nota 7. Com o mar com menos opção de onda, não deu para a carioca virar a bateria, com o título ficando com a atual campeã brasileira.
Ainda em 2019, quando dava seus primeiros passos na modalidade, Julia foi elogiada por Silvana Lima. Antes deste domingo, as duas já haviam se enfrentado também na decisão da etapa de Florianópolis em 2022, quando a cearense também levou a melhor.
As competições começaram cedo no litoral. Antes mesmo das 7h, as surfistas já estavam nas areias ao lado da plataforma de Atlântida. Ao contrário de sábado, quando o sol ficou tímido, o dia foi agraciado com um tempo ensolarado. Apesar do vento, já tradicional nas praias do Rio Grande do Sul, o público compareceu em maior peso. A cada saída do mar das surfistas, os espectadores aproveitavam para tirar fotos e tietar as estrelas do campeonato.
Quem é Silvana Lima
Silvana é uma das melhores surfistas da história do Brasil. Profissional desde 2006, é uma das estrelas do país no cenário internacional. Nos seus primeiros seis anos no campeonato mundial, Silvana ficou entre as cinco primeiras posições, incluindo dois vice-campeonatos, em 2008 e 2009.
Em 2012, a brasileira lesionou os ligamentos do joelho pela primeira vez. No ano seguinte não conseguiu bons resultados e caiu para o World Qualifying Series. Sem patrocínio, ela sofreu dificuldades financeiras para se manter no surfe. Para ter dinheiro para viajar às competições, a surfista vendeu seu apartamento, seu carro e até os filhotes de seu bulldog. Durante a carreira, Lima sofreu diversas vezes com a falta de apoio.
Mesmo com essas dificuldades, em 2016 ela novamente foi campeã do WQS e retornou ao campeonato mundial, onde permaneceu por mais três anos. Apesar de todas as dificuldades, Silvana ainda representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na estreia da modalidade nos Jogos.