Entre a noite de sábado (8) e a madrugada de domingo (9), quatro brasileiros subiram ao octógono do Ultimate montado na Miami-Dade Arena, na Flórida.
A luta mais esperada da noite era entre o brasileiro Alex "Poatan" Pereira, então campeão dos médios, e Israel Adesanya, ex-campeão da divisão. Depois de fazer um primeiro round praticamente perfeito, aplicando chutes nas pernas que machucavam o adversário, Poatan se afobou na trocação contra o nigeriano no segundo round. Decidido a terminar a luta rapidamente, o brasileiro tentou uma blitz contra Adesanya, que lhe surpreendeu com um bomba de direita, levando o brasileiro à lona e terminando com o combate.
— Eu quero que vocês sintam alguma vez na vida o tipo de felicidade que eu estou sentindo no momento. A vingança é doce e vocês sabem que eu gosto de chocolate. Isso é fod***mente doce. Alex é um grande campeão. Perdeu o cinturão esta noite, mas é um grande campeão. O caçador virou a presa. Ao me vencer, ele me tornou um lutador melhor. Aquele punho veio dos deuses — disse Adesanya ao repórter do UFC Joe Rogan, na entrevista pós-luta dentro do octógono.
Com o nocaute avassalador, "The Last Stylebender' encerrou uma série de três derrotas consecutivas contra Alex Poatan. Antes de lutarem no UFC, em novembro do ano passado, os atletas já haviam se enfrentado duas vezes em eventos de kickboxing.
No co-evento principal do UFC 287, um encontro de ex-desafiantes ao título dos meio-médios (até 77.1kg). O brasileiro Gilbert Durinho Burns não tomou conhecimento de Jorge Masvidal e faturou a segunda vitória seguida na organização. Depois de um primeiro round de muito estudo por parte dos dois lutadores, o carioca dominou os dois assaltos seguintes para sacramentar mais uma vitória no Ultimate.
Aproveitando as brechas dadas pelo americano, Durinho conseguiu castigar o rival com golpes duríssimos no rosto. Em outros momentos do duelo também levou a luta para o chão trabalhando no ground and pound. O cartel do brasileiro agora tem 22 vitórias e cinco derrotas. Já Masvidal anunciou a sua aposentadoria do MMA depois de 20 anos lutando. O cartel final do atleta ficou em 35 vitórias e 17 derrotas.
Nas outras duas exibições do Brasil no UFC 287, uma vitória e uma derrota em Miami. Vivendo um ótimo momento na carreira, a mineira Luana Pinheiro derrotou Michelle Waterson-Gomez na decisão dividida dos juízes. A peso-palha (até 52.2kg), que não é derrotada desde 2017, chegou à oitava vitória consecutiva.
Por outro lado, estreando na maior organização de MMA do mundo, a manauara Jaqueline Amorim, ex-campeã peso-palha do LFA, foi superada pela americana Sam Hughes por decisão unânime. Depois de um grande primeiro round, a lutadora da American Top Team não conseguiu manter o ritmo, perdendo ao fim do terceiro round na decisão dos juízes e a invencibilidade na carreira.
Confira abaixo os resultados oficiais do UFC 287:
CARD PRINCIPAL:
Israel Adesanya venceu Alex Poatan por nocaute aos 4min21s do R2
Gilbert Durinho venceu Jorge Masvidal por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Rob Font venceu Adrian Yanez por nocaute técnico aos 2m57s do R1
Kevin Holland venceu Santiago Ponzinibbio por nocaute aos 3m16s do R3
Christian Rodriguez venceu Raul Rosas Jr. por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Kelvin Gastelum venceu Chris Curtis por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Luana Pinheiro venceu Michelle Waterson-Gomez por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28
Joe Pyfer venceu Gerald Meerschaert por nocaute técnico aos 3m15s do R1
Loopy Godinez venceu Cynthia Calvillo por decisão dividida (28-29, 29-28, 30-27)
Ignacio Bahamondes venceu Trey Ogden por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Steve Garcia venceu Shayilan Nuerdanbieke por nocaute aos 36s do R2
Sam Hughes venceu Jaqueline Amorim por decisão unânime (triplo 29-28)