O número 1 do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic, foi eliminado nesta sexta-feira (21) nas quartas de final do ATP 250 de Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), ao perder para o compatriota Dušan Lajović por 6/4 e 7/6 (6).
Djokovic, que nunca havia sido derrotado por Lajović, vem sofrendo com problemas no cotovelo direito e já havia sido eliminado nas oitavas de final em Monte Carlo pelo italiano Lorenzo Musetti (21º) na semana passada.
Sem confiança nos momentos cruciais, ele aproveitou apenas um break-point dos 16 que teve. Nas oitavas de final, Djokovic já havia sofrido para derrotar o francês Luca Van Assche , de 18 anos em três sets.
Lajović venceu os últimos cinco pontos para no final derrotar a lenda.
— Estou pasmo, vencê-lo é algo que nem pensei que fosse possível, mas aconteceu — disse o tenista de 32 anos, que tem apenas um título de ATP no currículo.
Número 70 do ranking, Dušan Lajović vai disputar uma vaga na final contra o compatriota Miomir Kecmanović (33º), que eliminou o tcheco Jiří Lehečka (36º) por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/0.
Já 'Djoko' aceitou a derrota com espírito esportivo.
—Ele jogou bem, foi sólido, eu estava abaixo do nível em que gostaria de estar. É só esporte, tentei mas não deu certo. Não me senti muito bem fisicamente na quadra. Minhas pernas estavam lentas. Joguei bem em alguns momentos, mas no geral bem abaixo do meu nível— analisou o sérvio.
Além dessa partida o russo Andrey Rublev (6º), que venceu o Masters 1000 de Monte Carlo no domingo, avançou para as semifinais após vencer o tenista da casa, Damir Džumhur (202º) por 7/5 e 6/3.
Rublev jogará nas semifinais contra o eslovaco Alex Molčan (73º), que venceu o sérvio Laslo Djere (78º) em três sets: 6/2, 4/6 e 7/5.
* AFP