As semifinais da Superliga masculina de vôlei já tem três equipes classificadas. Após a vitória do Sada Cruzeiro (MG), na última terça-feira, sobre o Apan Eleva Blumenau (SC), por 3 a 0 (25/15, 25/22 e 25/17), foi a vez de Suzano Vôlei (SP) e Minas Tênis Clube (MG) confirmarem suas classificações na noite de quarta-feira (5), fechando os playoffs em 2 a 0.
Campeão da Superliga B em 2022, o Suzano voltou a derrotar o Vôlei Guarulhos (SP), por 3 a 2, na casa do rival, parciais de 25/22, 15/25, 23/25, 25/22 e 15/9, em jogo que teve 2h40min de duração.
Tradicional no cenário do voleibol nacional, com três títulos em seis finais disputadas na década de 1990, a cidade de Suzano ficou diversos anos afastada da elite, após o fechamento do projeto do União Suzano. A última participação havia sido na temporada 2008-09 em parceria com a Ulbra, quando terminou em 7º lugar.
Desde então apenas nas categorias de base, a cidade teve equipes até 2021, quando o Suzano Vôlei entrou no Campeonato Paulista e na Superliga C.
—As páginas da história do voleibol suzanense foram construidas com momentos como o desta noite. De superação. De batalhas heroicas em casa. De grandes jornadas fora dos nossos domínios. E novamente, foi assim. Estreando na elite, em nossa primeira temporada, levamos Suzano de volta à semifinal da maior competição de clubes do País. Quer mais? Nós vamos lutar até o final - seja contra quem for. Não tem jeito, amigo. Isso aqui é Suzano —comemorou o clube em suas redes sociais.
Autor de 31 pontos, o oposto Guilherme Sabino foi eleito o melhor em quadra e levou o Troféu VivaVôlei. A equipe de Suzano ainda contou com 20 acertos do ponta Daniel Muniz. Pelo Guarulhos, que havia finalizado a fase classificatória em segundo lugar, o destaque foi o ponta Lucas Figueiredo, que saiu do banco de reservas para marcar 24 vezes.
Minas volta a vencer o Sesi-SP e vai disputar terceira semifinal seguida
Vice-campeão nas duas últimas temporadas, o Minas Tênis Clube confirmou sua classificação ao derrotar o Sesi-SP, parciais de 25/22, 25/23 e 25/22, em partida que teve 1h25min de duração.
Dono da terceira melhor campanha da competição, o time mineiro superou o paulista com 16 acertos do ponta Henrique Honorato e outros 12 do oposto Leandro Vissotto, que no jogo de ida vencido pelo Minas por 3 a 2, havia sido o melhor em quadra.
Levantador e capitão da equipe, o campeão olímpico William Arjona avaliou a classificação.
—Fico muito feliz por ter conseguido essa vaga. Conseguimos fechar a série em dois jogos, o que nos dá um tempinho maior de descanso. Estamos entre as quatro melhores equipes da Superliga, o que também fazia parte do nosso objetivo. Agora, nós temos que trabalhar e continuar buscando degrau por degrau, pois esse time merece. Eu conto com a torcida de todos nessa reta final— disse o jogador de 43 anos.
Na semifinal, o Minas vai encarar o Suzano Vôlei, com a vantagem de ter o confronto decisivo em casa. A outra vaga na final será disputada entre o Sada Cruzeiro e o vencedor do duelo entre Vôlei Renata/Campinas (SP) e o Vôlei São José dos Campos (SP) que disputam o segundo confronto nesta quinta-feira (6) em Campinas. Os visitantes venceram o primeiro jogo por 3 a 1.