Como já era esperado, o Conselho da Fifa confirmou nesta segunda-feira (17) que a Argentina substituirá a Indonésia como país-sede da Copa do Mundo sub-20 de 2023. Inglaterra e Estados Unidos eram outras opções após a entidade tirar a competição do país asiático por falta de relações diplomáticas - não queria hospedar a seleção de Israel.
Depois de fracassar no Campeonato Sul-Americano, não indo nem para o hexagonal final e, portanto, sem vaga, a Argentina rapidamente se prontificou a organizar a competição com o anúncio da retirada da Indonésia, no fim de março. Sob o prestígio de ter conquistado a Copa do Mundo do Catar, acabou levando a melhor no Conselho da Fifa.
A Copa do Mundo acontece entre 20 de maio e 11 de junho, com seis grupos de quatro seleções. Maior vencedora da competição com seis títulos, a Argentina será a quinta representante do continente garantida, como sede. Brasil, Uruguai, Colômbia e Equador já estavam garantidos pelo Sul-Americano. O sorteio das chaves ocorre na sexta-feira.
— A Fifa tem o prazer de anunciar que a edição deste ano da Copa do Mundo sub-20 será realizada na Argentina. A casa dos campeões mundiais abre suas portas para as superestrelas do futebol mundial de amanhã — afirmou o presidente da entidade, Gianni Infantino.
— Gostaria de agradecer à AFA (Associação de Futebol da Argentina) e em particular ao seu presidente, Claudio Tapia, bem como às autoridades governamentais, pelo empenho em acolher este magnífico evento num prazo tão curto — disse o italiano.
Infantino ainda ressaltou nomes de craques que surgiram na competição para mostrar sua importância.
— A Copa do Mundo sub-20 desempenha um papel fundamental nos esforços da Fifa para promover o futebol juvenil em todo o mundo. Desde 1977, este torneio contou com alguns dos maiores jogadores das últimas décadas, incluindo Diego Armando Maradona, Lionel Messi, Paul Pogba, Erling Haaland e muitos outros. Ter a edição deste ano num país que vive e respira futebol será uma grande inspiração para as estrelas de amanhã — concluiu o dirigente.
Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino) participou na sede da entidade, em Ezeiza, na região de Buenos Aires, de uma cerimônia com o ministro do turismo e esporte do país, Matías Lammens, e o diretor de competições da Fifa, Jaime Yarza.
— Realizamos visitas a seis cidades e estamos no processo de seleção de quatro delas. Estamos analisando as informações colhidas nestes cinco dias de visitas e desta forma iremos determinar o calendário de jogos e as sedes do torneio — disse Tapia.
Confira os classificados e os potes para o sorteio dos grupos do Mundial sub-20:
Pote 1 -
Argentina
Uruguai
EUA
França
Senegal
Itália
Pote 2 -
Inglaterra
Coreia do Sul
Nova Zelândia
Brasil
Colômbia
Equador
Pote 3 -
Nigéria
Uzbequistão
Japão
Iraque
Honduras
Ilhas Fiji
Pote 4 -
Guatemala
República Dominicana
Gâmbia
Israel
Eslováquia
Tunísia