O sérvio Dušan Lajović, 70º do ranking mundial, conquistou neste domingo (23) o título do ATP 250 de Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina, surpreendendo o russo Andrey Rublev (6º), a quem venceu na final por 6/3, 4/6 e 6/4.
Rublev, que havia vencido o Masters 1000 de Monte Carlo há uma semana, e que não havia perdido sequer um set no torneio bósnio, perdeu o primeiro, como há uma semana no Principado de Mônaco contra o dinamarquês Holger Rune, mas desta vez não conseguiu virar o placar.
Instável, o russo venceu o segundo set, mas no terceiro esmoreceu e chegou a ficar com uma desvantagem de 5 a 1. Rublev conseguiu diminuir para 5-4, mas sua recuperação parou aí.
Lajović, que venceu o número 1 do mundo Novak Djokovic nas quartas de final, não sentiu cansaço após por a complicada semifinal contra seu compatriota Miomir Kecmanović, a que derrotou em mais de três horas e conquistou neste domingo o segundo título de sua carreira, aos 32 anos. Antes, ele havia vencido o ATP 250 de Umag, na Croácia, em julho de 2019.
Foi a terceira derrota de Rublev para Lajović em três jogos, depois de ter perdido em 2019 em Umag (Croácia) e em 2016 em Biella (Itália), todas as vezes no saibro.
Nas duplas, o britânico Andy Murray e o neozelandês Michael Venus, principais cabeças de chave, superaram o português Francisco Cabral e do uzbeque Aleksandr Nedovyesov por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/2, e conquistaram o segundo título da parceria, após a vitória no ATP 250 de Dallas, em fevereiro.
* AFP