No retorno do Ultimate ao UFC Apex em Las Vegas, no último sábado (22), quatro atletas do Brasil se apresentaram no octógono mais famoso do planeta.
Pelos médios, no co-evento principal, Bruno "Blindado" Silva se recuperou na organização conseguindo um nocaute técnico no primeiro round contra Brad Tavares. Em uma luta franca, o americano começou melhor, contragolpeando as investidas do brasileiro. Faltando pouco mais de dois minutos para o fim do round, Brad sentiu um cruzado aplicado por "Blindado".
Percebendo que o rival estava machucado, o lutador da Evolução Thai MMA ainda disparou mais uma sequência de golpes no rival até a interrupção do árbitro. Foi a 20ª vitória por nocaute do brasileiro na carreira. Ao mesmo tempo, o triunfo interrompe as duas derrotas consecutivas no UFC. Tavares, por sua vez, sofreu o quarto revés nas últimas cinco aparições no Ultimate.
Ainda dentro do card principal, a baiana Iasmin Lucindo liderou de ponta a ponta o combate contra Brogan Walker, pelo peso-mosca (até 56kg). Desde o início do duelo, a brasileira colocou a sua trocação para jogo. Diretos e cruzados foram acertando o rosto de Walker. No segundo round, a americana mudou a estratégia, mas a brasileira estava ligada, sempre acertando a rival à distância. No último round, Lucindo conseguiu balançar a americana com um chute rodado. Tentando terminar a luta, a brasileira tomou conta da luta, enquanto Walker não conseguia encaixar seu jogo. No fim, a primeira vitória na nova categoria, por decisão unânime (triplo 30-27). Aos 21 anos, Iasmin se recupera de derrota na estreia dentro do UFC, ainda pelo peso-palha (52kg), ocorrida em agosto de 2022. O seu cartel agora conta com 14 vitórias e cinco derrotas.
Já como parte do card preliminar, o peso galo (até 61kg) Rani Yahya não aguentou a potência dos golpes do americano Montel Jackson, no Apex. Determinado a levar o combate para o chão desde o primeiro segundo, o brasileiro, que voltava ao cage depois de quase um ano e meio parado, foi atropelado por Jackson aos 3 minutos e 42 segundos de luta. Em uma das suas únicas investidas no jiu-jitsu, Yahya acabou terminando por baixo no chão. Sabendo do perigo em combater no solo, "Quik" se levantou rapidamento, chamando o brasileiro pra trocação. Mais rápido, o americano acertou dois golpes que derrubaram Rani, onde na sequência terminou com a luta aplicando mais socos no rosto do brasileiro até a interrupção do juiz Keith Peterson.
Jackson chegou à quinta vitória nas últimas quatro apresentações no Ultimate. Rani Yahya somou a 11ª derrota no cartel, que ainda conta com 28 vitórias e um empate.
No encontro entre brasileiras no peso-pena (até 66kg), Norma Dumont derrotou Karol Rosa e emendou a segunda vitória consecutiva no Ultimate.
A luta entre compatriotas foi equilibrada desde o início. No primeiro round, os juízes deram vitória unânime para Dumont. Sabendo que a luta estava aberta, Karol Rosa foi melhor que a adversária no segundo round, levando o triunfo de forma clara. No assalto derradeiro, Rosa conseguiu um knockdown em Dumont e controlou o restante da luta. Na opinião dos árbitros, decisâo unânime a favor de "The Immortal" Norma Dumont.
Agora com um cartel de nove vitórias e duas derrotas, a mineira Norma Dumont chegou a quinta vitória dentro da organização. Karol Rosa, que estreava na categoria, tem agora um cartel com 16 vitórias e cinco derrotas.
Confira abaixo os resultados oficiais do UFC Pavlovich x Blaydes:
CARD PRINCIPAL:
Sergei Pavlovich venceu Curtis Blaydes por nocaute técnico aos 3min08s do R1
Bruno Blindado venceu Brad Tavares por nocaute técnico aos 3min35s do R1
Bobby Green x Jared Gordon terminou em "no contest" por golpe ilegal aos 4min35s do R1
Iasmin Lucindo venceu Brogan Walker por decisão unânime (triplo 30-27)
Jeremiah Wells venceu Matthew Semelsberger por decisão dividida (30-27, 28-29 e 30-27)
CARD PRELIMINAR:
Christos Giagos venceu Ricky Glenn por nocaute a 1min35s do R1
Montel Jackson venceu Rani Yahya por nocaute aos 3min42s do R1
Norma Dumont venceu Karol Rosa por decisão unânime (triplo 29-28)
Mohammed Usman venceu Junior Tafa por decisão unânime (triplo 29-28)
William Gomis venceu Francis Marshall por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Brady Hiestand venceu Danaa Batgerel por nocaute técnico aos 4min21s do R3