A esperança do torcedor do Brasil de Pelotas de definir uma vaga nas oitavas de final nos pênaltis durou até os 43 minutos do segundo tempo. Entretanto, o Rubro-negro não resistiu à pressão do Atlético-MG e foi eliminado da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (26).
Apesar de sair na frente do placar, o Xavante sofreu o gol de empate nos minutos finais e encerrou sua participação na competição. Márcio Jonatan fez o gol do time pelotense, enquanto Zaracho igualou para o Galo. No jogo de ida, o time mineiro vencera por 2 a 1.
O primeiro tempo foi de bastante intensidade. O Atlético-MG construiu as primeiras oportunidades de abrir o placar, mas desperdiçou com Eduardo Vargas e Igor Gomes. Entretanto, o Brasil de Pelotas se aproveitou da bola parada para abrir o placar. Aos 17 minutos, o lateral Mário Henrique cobrou falta na área, o zagueiro João Marcus ajeitou de cabeça e encontrou Márcio Jonatan na pequena área. O atacante tocou na saída de Everson e abriu o placar para o Xavante.
Buscando o empate, que lhe daria a classificação por ter vencido por 2 a 1 no Mineirão, o Galo ainda ameaçou o Brasil no primeiro tempo com Hulk, em cobrança de falta, e Vargas, que isolou uma boa oportunidade na frente de Marcelo Pitol. Contudo, as equipes foram para o intervalo com o placar de 1 a 0 para o time pelotense — resultado que levaria a definição do classificado para os pênaltis.
No segundo tempo, o jogo caiu em qualidade, porém cresceu em disputas no meio-campo. A intensidade foi mantida com o time de Eduardo Coudet no ataque, enquanto time pelotense se postou na defesa, explorando os contra-ataques. Aos 17 minutos, Pitol fez defesa milagrosa em finalização de Vargas. Ainda teve o rebote, que Patrick mandou para fora.
O Galo aumentou o poderio ofensivo com as entradas de Hyoran, Zaracho e Paulinho. O Brasil, por outro lado, preferiu se proteger defensivamente com as entradas dos volantes Germano e Chicão. Após novas defesas de Marcelo Pitol, o gol de empate, que garantiu o avanço do Atlético-MG, foi marcado por Zaracho, aos 43 minutos do segundo tempo. O argentino apareceu livre na área e concluiu para as redes um cruzamento de Mariano.
O próximo compromisso do Brasil de Pelotas é a Série D do Campeonato Brasileiro. O Xavante estreará diante do Concórdia-SC, fora de casa, em 5 ou 6 de maio.