A brasileira Bia Haddad Maia não resistiu ao grande momento vivido pela tunisiana Ons Jabeur e foi eliminada do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, nesta sexta-feira (21). A tenista número 1 do Brasil chegou a levar um "pneu" no complicado duelo, vencido pela rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em 1h07min.
Bia foi derrotada nas quartas de final da competição de nível WTA 500, disputada sobre o saibro. A brasileira deve sustentar a 14ª colocação no ranking na atualização da próxima segunda-feira. Já Jabeur, atual número quatro do mundo, pode ganhar posições se alcançar o título. Para tanto, precisa alcançar a decisão.
Na semifinal, terá pela frente a atual número 1 do mundo, a polonesa Iga Świątek. A líder do ranking avançou ao superar a tcheca Karolina Plíšková em três sets: 4/6, 6/1 e 6/2. Świątek e Jabeur vão se enfrentar pela sexta vez no circuito. A polonesa leva a melhor, com três vitórias e duas derrotas.
Com o triunfo sobre Bia, Jabeur soma agora sete vitórias consecutivas sobre o saibro. Ela vem de conquistar troféu no WTA 500 de Charleston, há duas semanas. E vem se credenciando como candidata a mais títulos na terra batida, de olho em Roland Garros, que começa no fim de maio.
Świątek, por sua vez, busca atingir sua 16ª final da carreira. A atual campeã em Stuttgart soma 12 conquistas no circuito até agora. Somente neste ano, são 18 triunfos e só quatro derrotas. No entanto, tem apenas um título, em Doha. Foi vice-campeã em Dubai. Uma lesão na vértebra interrompeu recentemente uma boa sequência de vitórias.
A outra semifinal no saibro alemão terá a bielorrussa Aryna Sabalenka e a russa Anastasia Potapova. A primeira avançou ao superar a espanhola Paula Badosa por 2 a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4. Potapova surpreendeu ao despachar a favorita francesa Caroline Garcia por 4/6, 6/3 e 6/3.