A temporada 2023 do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas começou neste final de semana com a disputa das provas de 5km e 10km, na Ilha do Pavão, sede náutica do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
E o domínio foi completo dos nadadores da casa. No feminino, Viviane Jungblut venceu as duas disputas, fato repetido por Luiz Felipe Loureiro, no masculino.
No sábado aconteceram as provas de 10km e Viviane Jungblut, que se prepara para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão, conquistou o título ao completar a distância com o tempo de 1h53min28seg. A italiana Rachele Bruni, vice-campeã olímpica nos Jogos Rio-2016 e bronze no Mundial de 2019, terminou na segunda colocação com 1h58min07seg. Irmã de Viviane, Cibelle Jungblut foi a terceira colocada com 1h58min57seg. As três atletas representaram o Grêmio Náutico União.
Entre os homens, Luiz Felipe foi o mais rápido e venceu com 1h49min15seg. Pedro Guastelli Farias, também do GN União, foi o vice-campeão com 1h49min17seg e Alexandre Finco, do Minas Tênis Clube, completou o pódio com 1h49min20seg.
Os campeões repetiram os resultados neste domingo (12), quando foram realizadas as provas dos 5km. Viviane venceu com o tempo de 54min39seg. A medalha de prata foi para a argentina Candela Giordanino, que também defende as cores do Grêmio Náutico União, e o bronze para a italiana Rachele Bruni.
No masculino, Luiz Felipe Loureiro venceu com 54min14seg. Alexandre Finco foi o vice-campeão com 54m16 e o bronze foi para Thiago Ruffini, do União.
Ainda foram disputadas as provas de 2,5 km da Copa Brasil e a de 500m do Troféu Marcelinha Cunha. Nos 2,5 km, Fernanda Silveira, do Grêmio Náutico União, e Felipe Mont’Alverne, do BNB Clube de Fortaleza, foram os melhores.
Nos 5km da Copa Brasil, Helena Lacerda (Iate Clube de Brasília) conquistou o título feminino, com 1h12min35seg, seguida por Andressa Zechner (AD Triatletica-SC) e Daniela Mont’Alverne (BNB Clube de Fortaleza). No masculino, João Pedro Souza foi o mais rápido com 1h04m36. Pedro Anjos e Pedro Farias terminaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.