A gaúcha Jaqueline Weber deu início à sua temporada 2023. Após um período de treinos na altitude da Colômbia, a meio-fundista participou no último final de semana do primeiro torneio do Circuito Sul Americano de Atletismo, em San Carlos, no Uruguai.
Em sua primeira prova, Jaqueline superou a chuva para vencer os 1,5 mil metros, com a marca de 4min18s45, um segundo acima da sua melhor marca da carreira. Com este tempo, ela lidera o ranking brasileiro e Sul Americano. A chilena Andrea Jara Contreras (4min33seg80) e a também gaúcha Luisa de Souza Giampaoli (4min5290) completaram o pódio.
Já nos 800 metros, a chuva deu uma trégua, mas aí foram rajadas de até 32km/h que apareceram. Jaqueline terminou em segundo, com o tempo de 2min05seg73, sendo superada apenas pela olímpica uruguaia Deborah Rodriguez, que fechou em 2min04seg93.
A chilena Berdine Castillo (2min06seg14) foi a terceira colocada. Com o desempenho na prova, Jaque passou a liderar o ranking nacional e é a vice-líder do ranking sul-americano.
— Estou muito satisfeita com esse início de temporada. A primeira prova sempre nos deixa um pouco apreensivos, afinal são meses sem competir, e o ritmo das provas de meio-fundo é muito intenso. Foi a melhor estreia de minha carreira, mesmo com clima adverso. Estou com ótimas expectativas para 2023 — projeta a atleta de nascida em Teutônia, que agora se prepara para a disputa da Copa Gaúcha.