O Grêmio Náutico União apresentou nesta quarta-feira (29) seus projetos esportivos, que estão vinculados via leis de incentivo. No encontro estiveram presentes, além de representantes dos governos municipal e estadual, alguns dos principais atletas olímpicos do clube.
Com 12 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, o clube mira seu primeiro pódio nos Jogos Olímpicos e tem algumas apostas do presente e futuro.
Entre os presentes estavam Rachele Bruni, italiana que levou a prata na prova dos 10k da maratona aquática nos Jogos Rio 2016; Viviane Jungblut, que disputou os Jogos de Tóquio nos 800m e 1.500m livre; as ginastas Andressa Jardim (rítmica) e Andreza de Lima (artística); os judocas Eduarda Vaz e João Canello; paralímpicos como Vanderson Chaves (esgrima) e Milaini Araújo (natação), além de outros atletas do clube que irá comemorar 117 anos no começo de abril.
Seis atletas foram selecionados para falar e compartilhar suas histórias com os convidados e todos foram unânimes em dizer que o esporte mudou suas vidas e que através dele foi e é possível realizar sonhos e conhecer o mundo.
O processo de incentivo através de leis que beneficiam clubes e atletas tem uma estrutura que começa pelo planejamento, passa pela formalização e ou elaboração, execução até a prestação de contas com entidades cedentes.
As formas de ter projetos viabilizados por leis de incentivo são diversas. Entre elas estão projetos com o Ministério do Esporte; Secretaria do Esporte e Lazer/Pró-Esporte RS, com a Lei de Incentivo Estadual,ambas utilizando mecanismos fiscais que possibilitam o repasse de partes de seus impostos em benefício do esporte, em que pessoas físicas e jurídicas investem e ainda podem receber contrapartidas publicitárias, vinculando suas marcas ao clube; com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Com a aprovação de projetos, o clube pode propiciar aos atletas a participação em campeonatos, com passagens, hospedagens, taxas de inscrições, uniformes, aquisições em materiais e equipamentos.