Vindo do qualifying, o chileno Cristian Garín foi uma das grandes surpresas do Masters 1000 de Indian Wells neste domingo (12) ao eliminar o norueguês Casper Ruud, quarto no ranking da ATP, e se classificar para as oitavas de final.
Garín, que atualmente ocupa o 97º lugar do ranking ATP, venceu por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7-6 (2) em uma hora e 58 minutos na quadra central, onde contou com o apoio de inúmeros torcedores chilenos.
O próximo adversário do chileno, que chegou ao número 17 do ranking da ATP em 2021, será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (28º), que superou o russo Karen Khachanov (15º), semifinalista do último Aberto dos EUA, por 2 a 1, parciais de 6/3, 1/6 e 6/4.
O tênis chileno pode colocar um segundo representante nas oitavas de final do primeiro Masters 1000 do ano se Alejandro Tabilo vencer neste domingo o australiano Jordan Thompson, que eliminou o segundo cabeça-de-chave, o grego Stefanos Tsitsipas, na rodada anterior.
Garín, de 26 anos, não deu sinais de cansaço em sua quinta partida desde segunda-feira e, quando Ruud quebrou seu saque no segundo set, foi firme no tie-break para garantir sua primeira vitória contra um tenista do Top-10 desde 2021.
O chileno arriscou em quadra e aproveitou a falta de ritmo e garra com que Ruud, duas vezes vice-campeão de Grand Slam no ano passado, começou esta temporada.
— Estou muito feliz com a forma como joguei hoje. Fui agressivo durante toda a partida. Mesmo no segundo set, quando vencia por 3 a 1 e perdi essas partidas, continuei jogando agressivo. Tentei ir muito à rede, tentei ser agressivo com a direita e o backhand. Quando ataco acho que jogo muito bem, tiro tempo do adversário. Obviamente, Casper é um dos jogadores de que mais gosto no circuito, por isso é muito especial — disse Garín.
Ruud em má fase
Ruud já havia demonstrado alguns sinais de recuperação de seu sólido tênis na estreia em Indian Wells contra o argentino Diego Schwartzman, mas neste domingo voltou a ser uma sombra do stenista que acumulou três títulos em 2022 e chegou às finais de Roland Garros e do Aberto dos Estados Unidos.
O norueguês de 24 anos acumula mais derrotas do que vitórias nesta temporada e ainda não passou das oitavas de final em nenhum de seus cinco torneios disputados.
Em seu retrospecto pessoal, Garín tinha uma vantagem de 2 a 1 sobre Ruud, incluindo uma vitória na final de Houston em 2019, um dos cinco troféus da ATP que o chileno tem em sua galeria.
Casper Ruud, com um tênis mais lento e mecânico do que no ano passado, teve problemas desde o início para confirmar seu saque e Cristian Garín, corajoso subindo para a rede, conseguiu quebrá-lo na terceira chance.
O chileno se manteve na frente do placar até fechar o primeiro set com um de seus cinco 'aces' da partida (contra 3 de Ruud).
No segundo set, Garín parecia estar no caminho da vitória com mais uma quebra de serviço no terceiro game e um break point no quinto que errou um voleio fácil na rede.
O erro deu fôlego a Ruud, que na jogada seguinte conseguiu sua única quebra e abriu 3-4, com duas bolas para 3-5 que não conseguiu aproveitar.
Garín aguentou até o 'tie break' e rapidamente conseguiu uma vantagem de 3 a 0 que Ruud não conseguiu mais reverter.
No feminino, Maria Sakkari sobrevive
Em outra das primeiras partidas deste domingo, a grega Maria Sakkari, atual vice-campeã do torneio, precisou de mais uma virada para vencer a ucraniana Anhelina Kalínina por 3/6, 6/2 e 6/4.
Sétima do ranking da WTA, Sakkari já precisou virar após perder o primeiro set para a americana Shelby Rogers na estreia. A grega enfrentará nas oitavas de final a tcheca Karolina Plíšková que derrotou a russa Veronika Kudermetova por 2 a o (6/1 e 7/5).
Resultados deste domingo no torneio de Indian Wells:
Masculino - 3ª rodada
Cristian Garín (CHI) 2 x 0 Casper Ruud (NOR) - 6/4, 7/6 (2)
Cameron Norrie (GBR) 2 x 1 Taro Daniel (JPN)- 6/7 (5), 7/5, 6/2
Alejandro Davidovich Fokina (ESP) 2 x 1 Karen Khachanov (RUS) - 6/3, 1/6 e 6/4
Feminino - 3ª rodada
Maria Sakkari (GRE) 2 x 1 Anhelina Kalinina (UCR) - 3/6, 6/2, 6/4
Rebecca Peterson (SUE) 2 x 1 Jil Teichmann (SUI) 3/6, 6/3, 6/1
Karolína Plíšková (CZE) 2 x 0 Veronika Kudermetova (RUS) - 6/1 e 7/5
* AFP