A brasileira Bia Haddad Maia esteve perto de quebrar um tabu neste sábado (25) e garantir uma vaga nas oitavas de final do WTA 1000 de Miami. Em um jogo duro, ela foi superada pela letã Jeļena Ostapenko por 2 a 1, parciais de 6/2, 4/6 e 6/3, em 2h21 min de partida e sofreu sua quarta derrota em quatro confrontos entre elas.
Número 22 do mundo, Ostapenko agora vai encarar a vencedora do jogo entre a americana Claire Liu, 59ª do ranking, e a italiana Martina Trevisan, 24ª, que se enfrentarão ainda neste sábado.
A partida começou com Jeļena Ostapenko dominante. A campeã de Roland Garros em 2017 abusou dos golpes de fundo de quadra e com 13 winners (bolas vencedoras) contra cinco da paulista, ela conseguiu duas quebras de saque, no quarto e oitavo games, e fechou em 6/2, após 38 minutos.
Na segunda parcial, Bia voltou mais confiante e passou a impor seu ritmo. Com muita variação, ela passou a dominar o jogo e a forçar Ostapenko aos erros. Dessa forma, com quebras no terceiro e quinto games, ela abriu 4-1. A partir deste momento, as duas jogadoras tiveram dificuldades em manter o saque e as quebras aconteceram no sexto e oitavo a favor da letã e no sétimo para a brasileira, que fecharia com o saque em 6/4.
Bia começou mais confiante o terceiro set e com uma quebra no game de abertura, chegou a 2-0 após confirmar o saque. Mas Jeļena Ostapenko se recuperou no jogo e venceu cinco games seguidos, com direito a duas quebras e saiu de 1-3 para 6/3, mantendo a série invicta diante da brasileira.