A janela de transferências para o mercado europeu se encerrou nesta terça-feira (31).
Com a Premier League — liga líder em investimentos no mundo — concentrando as principais negociações, confira quais foram as principais chegadas e saídas entre brasileiros e europeus.
Andrey (Vasco - Chelsea)
Uma das principais saídas do futebol brasileiro rumo a Europa, o volante Andrey Santos é mais um a reforçar a forte janela do Chelsea. Os Blues desembolsaram quase 2 bilhões de euros por oito jogadores.
Jeffinho (Botafogo - Lyon)
Inicialmente, o atacante seria emprestado ao clube francês. Três dias depois, no entanto, os rumos da negociação mudaram e o jogador foi comprado pelo Lyon. O valor gira em torno dos 10 milhões de euros mais gatilhos contratuais.
Danilo (Palmeiras - Nottingham Forest)
O volante de 21 anos deixou o Palmeiras para voltar a atuar com Gustavo Scarpa. O clube inglês pagou cerca de 20 milhões de euros.
João Gomes (Flamengo - Wolverhampton)
O clube inglês pagou quase 19 milhões de euros pelo jogador de 21 anos. O volante chegou a estar envolvido em uma "novela" com o Lyon, mas manteve a decisão de ir à Premier League.
Endrick (Palmeiras - Real Madrid)
No fim do ano, Palmeiras e Real Madrid confirmaram a negociação, em valor de cerca de 72 milhões de euros. No entanto, o jogador irá permanecer no Brasil até 2024, quando completa 18 anos.
Gerson (Olympique - Flamengo)
No último dia de 2022, o Flamengo confirmou a volta do volante Gerson. Os valores envolviam 16 milhões de euros, entre o valor dos 80% pelo passe e eventuais bônus.
Ayrton Lucas (Spartak Moscou - Flamengo)
O lateral-esquerdo foi anunciado pelo clube russo com contrato até dezembro de 2027. Os valores giram na casa dos 7 milhões de euros.
Abner (Athletico-PR - Bétis)
Abner foi anunciado oficialmente como reforço do Bétis na metade de janeiro. O clube espanhol pagou cerca de 7 milhões de euros por 70% do jogador.
Paulinho - (Bayern Leverkusen - Atlético-MG)
O atacante que estava na Alemanha chegou ao Galo por empréstimo. O vínculo é até junho de 2023, quando acaba o contrato dele com o Bayern. Depois, está livre para assinar em definitivo.
Mateus Martins (Fluminense - Udinese/Watford)
O jovem atacante de apenas 19 anos foi vendido para a Udinese. No entanto, foi emprestado ao Watford, da Inglaterra, que pertence ao mesmo dono. Os cariocas ficaram com 10% dos direitos do jogador.