O primeiro dia de 2023 é o último da preparação da Vila Belmiro para receber o velório de Pelé. Neste domingo (1), o estádio recebeu estrutura na parte externa para circulação de fãs do Rei do Futebol. Em meio ao trabalho dos funcionários do Santos, famílias visitaram o local para prestar homenagens e registrar o momento.
Milhares de turistas que foram a Santos para a virada do ano mudaram o roteiro e incluíram uma passada pela Vila Belmiro na agenda de início do ano.
— Trouxe os filhos para viver esse momento. É algo histórico, e eles vão lembrar para sempre que estivemos aqui. Mostramos nosso respeito e admiração pelo Pelé — disse Sandro Rodrigues, comerciante.
Ao lado do pai, Theo, 7 anos, e Ana Carolina, 8 anos, já sabem o que vão contar daqui para frente.
— Vi muitos vídeos, e o papai me contou muitas coisas sobre o Pelé. E vir aqui foi muito legal — contou Theo.
— A gente estava passando e tiramos um montão de fotos com o Pelé ali — apontou Ana Carolina, que posou diante de uma ilustração que cobre a lateral da Vila Belmiro.
— Ele foi um Rei incrível — completou.
A presença da imprensa internacional também aumentou. Equipes da Itália, Inglaterra e França se somaram ao batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que já circulam pelas ruas de Santos desde sexta-feira.
O estádio segue fechado para o público, mas um portão na Rua Princesa Isabel foi aberto novamente. Atrás dele estão um busto e a estátua de Pelé. Em alguns momentos, há fila para fotos e vídeos ao lado dos monumentos. Uma coroa de flores, três desenhos e um buquê com "Pelé Eterno" adornam o espaço guardado por dois seguranças do clube.
— O Pelé é universal! Eu moro há 10 quadras daqui, ando sempre por aqui. Mas, infelizmente, nunca encontrei com ele. Vim prestar minha homenagem, agradecer por tudo. E vou vir ao velório também — avisou Sergio Varela, natural de Cachoeira do Sul, e vestido com camisa do Grêmio.