Após a posse neste domingo (1º), o presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva (PT) marcará presença no velório de Pelé. O político estará acompanhado do vice Geraldo Alckmin (PSB). A previsão é de que eles visitem a Vila Belmiro na segunda-feira (2).
A informação era especulada em São Paulo, mas foi confirmada pelo jornal O Globo. No início do terceiro mandato, o deslocamento será um dos primeiros atos de Lula, que reassumiu o Palácio do Planalto após vencer as eleições de outubro de 2022.
A informação, ainda não oficializada na agenda oficial, é de que a viagem ocorrerá na tarde de segunda (2) em avião que pousará em Guarujá, que faz divisa com Santos. Posteriormente, em comitiva oficial, o presidente e o vice serão levados à Vila Belmiro, local da despedida do maior jogador brasileiro da história.
Lula é torcedor do Corinthians. Porém, como qualquer fã do futebol, ele nutria admiração pelo Rei do Futebol:
"Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol", disse Lula no Twitter.
Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, é torcedor do Santos. O vice-presidente lamentou a morte na última quinta-feira (29) e declarou que Pelé era "um atleta completo".
Além dos principais políticos brasileiros, outras autoridades são esperadas no litoral paulista. O novo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, comparecerá no estádio. Os presidentes da Fifa, Conmebol e CBF também confirmam presença. Ex-jogadores, o elenco do Santos e fãs são esperados na despedida que ocorrerá por 24 horas entre segunda e terça (3).