Os brasileiros Luisa Stefani e Rafael Matos estão classificados para as semifinais de duplas mistas do Aberto da Austrália. Na noite desta segunda-feira (23), no horário de Brasília, manhã de terça na Oceania, eles derrotaram os australianos Lizette Cabrera e John-Patrick Smith por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/4, em 1h15 de min de partida, disputada na Rod Laver Arena, a principal quadra do torneio.
Com o resultado, a paulista e o gaúcho agora aguardam a definição dos adversários, que sairá do confronto entre duas duplas locais, Maddison Inglis/Jason Kubler x Olivia Gadecki/Marc Polmans.
Eliminada sem jogar na chave feminina de duplas, já que sua parceira a americana Caty McNally desistiu depois de sofrer uma lesão, Luisa tem na chave de mistas a grande chance de disputar sua primeira decisão de Grand Slam, algo que esteve muito próximo em 2021, quando ela sofreu grave lesão no joelho direito durante a semifinal do Aberto dos EUA, o que a deixou fora das quadras por um ano.
— Infelizmente, minha parceira se retirou. Situação muito dura e fora do meu controle. Bola pra frente, de cabeça erguida e levando as boas energias da United Cup para a dupla mista com o Matos. Amo o Australian Open e vou aproveitar esse tempo aqui até o final. Um dia de cada vez — comentou Luisa, número 34 no ranking de duplas da WTA.
No começo do ano, Luisa Stefani e Rafael Matos disputaram a United Cup e venceram seus duelos contra a Itália e a Noruega.
O tenista gaúcho de 27 anos disputou o torneio masculino de duplas em Melbourne. Número 29 do mundo, ele foi o 13º cabeça de chave ao lado do espanhol David Vega Hernández, mas a parceria acabou sendo derrotada logo na estreia. No juvenil, o tenista nascido em Porto Alegre se sagrou vice-campeão do Aberto dos EUA de 2014, ao lado do mineiro João Menezes.