Número um do mundo, a polonesa Iga Świątek perdeu neste domingo (22) seu jogo das oitavas de final do Aberto da Austrália para a última vencedora de Wimbledon, a cazaque Elena Rybakina, 22ª préclassificada, por duplo 6/4, após 1h29min de confronto.
Atual campeã de Roland Garros e campeã do Aberto dos EUA, Świątek foi eliminada após se mostrar inconsistente nos momentos decisivos.
— Tenho de trabalhar a cabeça e lutar mais como fiz na temporada passada (...) Senti a pressão e senti que não queria perder em vez de que queria ganhar — disse a polonesa, que reconheceu que a adversária foi "melhor e jogou de forma muito sólida".
Em seu primeiro duelo contra uma cabeça-de-chave no torneio,Świątek se mostrou hesitante e não conseguia aproveitar suas vantagens desde o início da partida, onde teve seu primeiro saque quebrado após ter uma vantagem de 40-0 e desperdiçou dois break points no restante da partida.
A polonesa de 21 anos conseguiu empatar em 2 a 2, mas pouco depois voltou a ceder seu serviço para Rybakina, que acabou fechando o set com um dos seis aces executados no jogo.
A cazaque nascida na Rússia, de 23 anos, não se intimidou quando Świątek quebrou seu saque e abriu 3 a 0 no segundo set. Soltando sua forte direita e aproveitando erros desnecessários da adversária, empatou o set em 3 a 3.
Mais agressiva do que a polonesa, Rybakina foi especialmente mortal em pontos cruciais, com 100% de eficiência em suas três primeiras quebras.
Só no nono game do segundo set Iga Świątek conseguiu salvar dois break points, mas na terceira oportunidade concedeu um break decisivo para a adversária, mandando uma bola fácil de direita para a rede.
— Foi um jogo muito difícil, respeito muito a Iga (...) Ela joga muito bem— disse Rybakina. Mas "no final, nos momentos importantes, joguei muito bem e isso fez a diferença", acrescentou na quadra.
A campeã de Wimbledon enfrentará nas quartas de final a letã Jeļena Ostapenko , número 17 entre as favoritas, que derrotou o a americana Coco Gauff, sétima, por 7/5 e 6/3.