O Flamengo conquistou uma importante vitória, em jogo válido pelo Grupo C da fase classificatória da Basketball Champions League Americas (BCLA). Na noite dessa sexta-feira (13), atuando no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o time brasileiro não deu chances ao Peñarol, do Uruguai, e se impôs com um elástico placar de 103 a 47.
Após a primeira janela, disputada em Montevidéu, quando venceu o time uruguaio e perdeu para os argentinos do Instituto de Córdoba, a equipe carioca precisa vencer os dois confrontos em casa para chegar a última etapa, que acontecerá na Argentina em fevereiro, com uma das duas vagas em disputa asseguradas.
Diante do Peñarol, o Flamengo começou forte e ao término do primeiro quarto já vencia por 19 pontos (29 a 10). Os uruguaios ainda tentaram reagir no segundo período e chegaram a vencer a parcial por 22 a 19, reduzindo a distância para 16 (48 a 32) no intervalo.
Se o domínio brasileiro já era grande na primeira metade do confronto, os dois últimos períodos foram ainda mais, com placares de 29 a 6 e 26 a 9 para o time da casa. Com duas vitórias em três jogos, o time comandado por Gustavo de Conti assumiu a liderança provisória do grupo, que tem neste sábado, o confronto entre Insituto de Córdoba e Peñarol. No domingo, argentinos e brasileiros duelam pela liderança, também no Rio de Janeiro.
Com 70% de aproveitamento nos arremessos da linha de três pontos (7/10), o armador argentino Like Martínez foi o cestinha da partida com 23 pontos anotados. Ele ainda contribuiu com seis rebotes e duas assistências. Outro grande destaque foi o ala Gabriel Jaú, com 14 pontos e 15 rebotes.
Em outro jogo da rodada, pelo Grupo D, em Buenos Aires, o Obras Basket-ARG perdeu para a Universidad de Concepción-CHI por 90 a 69. Esta foi a primeira vitória dos chilenos em três atuações. A chave é lidera pelo Franca-BRA, que neste sábado enfrentará o time do Chile.
Paulistano e Unifacisa vencem em rodada do NBB
Pelo Novo Basquete Brasil (NBB) duas partidas foram jogadas na noite de sexta. Em São Paulo, o Paulistano venceu o duelo estadual diante do Rio Claro, por 76 a 66, e agora soma 11 vitórias em 18 duelos, mantendo o sétimo lugar. Já o time do interior paulista sofreu a 15ª derrota e segue com a pior campanha do torneio.
Em Brasília, o Cerrado Basquete foi superado pela Unifacisa-PB por 83 a 73. Esta foi a nona vitória da equipe paraibana, que tem 50% de aproveitamento na competição e ocupa a nona colocação. Já o time do Distrito Federal é o 15º, após perder pela 15ª vez.