Não deu para o União Corinthians em mais uma rodada do Novo Basquete Brasil. Neste sábado (10), mais uma vez atuando em seu ginásio, o time de Santa Cruz do Sul foi derrotado pelo Corinthians-SP por 91 a 86 e computou a décima derrota em 12 partidas disputadas.
Antes da partida, Renato Santos, o garçom que sofreu ofensas racistas na última semana, enquanto trabalhava em um estabelecimento comercial da cidade, entregou a bola do jogo para os árbitros.
No aquecimento, atletas do União Corinthians entraram em quadra usando uma camiseta com a frase “Unidos contra o racismo”. Renatinho ainda perfilou com os jogadores durante a execução do Hino Nacional.
O jogo coletivo foi a arma dos paulistas, que nos três primeiros minutos sofreram com a marcação e com o grande aproveitamento nos rebotes defensivos dos gaúchos, que chegaram a abrir sete pontos de vantagem (8 a 1). Mas após um pedido de tempo, o Timão conseguiu reagir e virou o marcador, encerrando o primeiro quarto com sete pontos de frente (19 a 12).
No segundo, o União Corinthians reagiu e encurtou a distância para três pontos (24 a 21). Porém, a exemplo da parcial anterior, os paulistas cresceram em quadra e ainda viram o time da casa perder o ala argentino Enzo Ruiz, com uma lesão no tornozelo. No intervalo, o placar apontava 42 a 29 para os gaúchos.
O Corinthians ampliou o domínio no terceiro quarto e abriu 23 pontos de frente ao encerrar ganhando por 68 a 45. Um confusão entre jogadores e comissões técnicas das duas equipes atrasou o começo do último período. Depois, o União Corinthians conseguiu imprimir uma grande reação e conseguiu se aproximar no placar, mas sem tempo suficiente para virada.
Com 100% de aproveitamento nos lances de três (5/5), o ala americano Davaunta Thomas terminou como cestinha da partida com um total de 29 pontos, além de conquistar sete rebotes. Com igual número de rebotes e 20 pontos, o pivô Maique foi outro destaque dos paulistas, assim como o ala americano Zach Graham, que terminou com 17 pontos, sendo 12 deles em lances da linha dos três. Com a nona vitória em 12 jogos, o Corinthians passou para o quarto lugar.
No União Corinthians, que caiu da 14ª para a 15ª colocação na classificação, o ala americano Mike Simms anotou 23 pontos, ganhou cinco rebotes e fez duas assistências. Enzo Ruiz contribuiu com 17 pontos e oito rebotes e o armador Augusto marcou 15 pontos.
Em outro jogo deste sábado pelo NBB, o Pinheiros venceu o duelo paulista diante do São José, por 98 a 90, e seis vitórias em 11 partidas está em sétimo lugar, enquanto o time de São José dos Campos perdeu a sétima em 12 atuações e está em décimo.