A seleção brasileira feminina de handebol faturou o Campeonato Sul-Centro Americano, neste sábado (19), ao derrotar na final a Argentina, por 26 a 19, em Buenos Aires. Por estarem na final, as duas equipes já haviam garantido vaga no próximo Mundial, mas com o título as brasileiras passam a ser cabeças de chave na competição do ano que vem, que terá sede tripla: Noruega, Suécia e Dinamarca, de 30 de novembro a 17 de dezembro .
Com dez gols, Bruna de Paula foi a artilheira da partida. A experiente Ana Paula, com cinco gols, também foi destaque na quarta vitória consecutiva do Brasil no torneio. Adriana (2), Tamires (2), Patrícia (2), Mariana (2), Mariane, Larissa, Fernanda e Lívia marcaram os outros gols brasileiros.
Para alcançar o título, o time nacional, que vai tentar o bi mundial em 2023, obteve mais três vitórias. Derrotou Uruguai (32 18), Chile (34 a 15) e Paraguai (47 a 20).
A decisão diante das argentinas foi complicada apenas no primeiro tempo, quando as adversárias chegaram a ficar à frente no placar. Mesmo assim, o Brasil terminou com 14 a 11. No segundo tempo, a maior categoria das brasileiras e o aumento do ritmo de jogo impediram reação argentina.
O Mundial terá 32 seleções. Até o momento, além dos três países que sediarão evento, Noruega, Suécia e Dinamarca, Brasil, Argentina, França, Montenegro, Holanda,Angola, Camarões, Congo, Senegal são as outras equipes classificadas. As outras 20 vagas serão definidas durante o ano de 2023.