O início foi empolgante. Com gol de Grillo, aos seis minutos, o Atlântico começou a final da Liga Nacional vencendo em São Paulo. Diante de 8 mil torcedores no Ginásio Wlamir Marques, o time gaúcho fez 1 a 0. A partir da metade do primeiro tempo, o Corinthians começou a reagir e ainda na etapa inicial virou com gols de Tatinho e Canabarro.
Na etapa complementar, início fulminante dos paulistas com mais dois gols: um de Jedi, contra, e outro do goleador Deives. O técnico do Atlântico, Thiago Raupp, tentou a estratégia do goleiro-linha, e os gaúchos tiveram dois pênaltis marcados a favor, com auxílio do vídeo suporte (espécie de VAR do futsal). No primeiro, Serginho parou no goleiro Lucas Oliveira. No segundo, Guilherme diminuiu a vantagem do Timão.
A reação ficou por aí. O Corinthians aproveitou a falta do goleiro de origem e ainda fez mais dois gols, com Levy e Lé. Final: 6 a 2.
No próximo domingo (13), em Erechim, o Atlântico vai precisar vencer no tempo normal por qualquer placar (não há o critério do saldo de gols) para levar a disputa na prorrogação. Em caso de tempo extra, os gaúchos jogam pelo empate por terem melhor campanha na fase classificatória.