A equipe canadense obteve um resultado histórico neste domingo (27), em Málaga, na Espanha, ao se sagrar, pela primeira vez campeã da Copa Davis. O destaque dessa caminhada rumo ao título foi Felix Auger-Aliassime, que venceu a partida decisiva contra o australiano Alex de Minaur por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Antes, Denis Shapovalov abriu o dia derrotando o australiano Thanasi Kokkinakis por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.
Aliassime foi decisivo na campanha vitoriosa da Davis ao vencer todas as partidas que disputou em quadra na fase final da competição.
— Penso em todos nós aqui. Como sonhamos com esse momento — afirmou o tenista, que garantiu o ponto da vitória e, na comemoração, caiu na quadra à espera dos companheiros para festejar a façanha.
Com a conquista, Aliassime e Shapovalov são o nono e o décimo na história a faturar o torneio tanto na versão juvenil como principal. Em 2015, eles estiveram juntos no grupo que levou a Davis Junior em Madrid.
— Queríamos crescer e fazer parte da equipe. O objetivo era ajudar o país a ganhar o primeiro título. Então, tudo isso que está acontecendo é surreal agora — afirmou Shapalov.
Contra De Minaur, Aliassime aproveitou duas das quatro chances de quebra que teve e salvou todos os oito break-points. Na segunda parcial, o australiano partiu para a pressão e conseguiu dois break-points.
As chances desperdiçadas, porém, custaram caro ao australiano. Com um jogo mais consistente, Aliassime aproveitou o momento para abrir vantagem e depois administrar as trocas de bolas para confirmar o inédito título canadense. Já a Austrália, segunda maior vencedora da história, com 28 títulos, segue na fila desde 2003.