De forma dramática, a ABF, de São Lourenço do Sul, venceu o União Independente, em São Sepé, na prorrogação no sábado (26) à noite. A vitória valeu vaga na decisão da Série Ouro em 2022 contra o Bento Futsal (BGF). A primeira partida será em Bento Gonçalves e a decisiva em São Lourenço do Sul. As datas não foram marcadas pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).
O confronto de ida e volta entre ABF e União Independente foi um festival de gols. Nos primeiros 40 minutos, em São Lourenço do Sul, 8 a 7 para os donos da casa. Na volta, o empate servia à ABF para classificação mas em São Sepé, o União fez 9 a 6 — 30 gols em duas partidas. Com igualdade em pontos, a disputa foi para a prorrogação com vantagem do empate para os donos da casa por terem melhor campanha na primeira fase.
Faltando 1'05" para terminar o tempo regulamentar, João Vitor aumentou a vantagem, fazendo União 1 a 0. O que parecia impossível então, tornou-se difícil e improvável quando Léo Jaques, de pênalti, empatou para a ABF faltando pouco mais de 50 segundos para terminar o confronto.
Com 1 a 1 e o empate servindo aos donos da casa, a ABF se jogou ao ataque com goleiro-linha e numa rápida troca de passes, a bola se ofereceu a Rafinha, que dentro da área, não perdoou e virou o placar faltando 12 segundos para terminar a semifinal. Final, ABF 2x1 e vaga garantida na final. Na outra semifinal, concluída dia 11 de novembro em Santa Maria, o Bento Futsal eliminou a UFSM.
Série Prata
Saiu o primeiro finalista da Série Prata. É a Sercesa, de Carazinho, que em casa, goleou o Figueira, de Tupanciretã por 5 a 1. O time do técnico Jari da Rocha, o Jarico, espera agora pelo outro finalista: SER Santiago ou SER Triunfo. Eles só vão se enfrentar no próximo sábado (3), em Santiago. Na ida, em Triunfo, vitória dos visitantes por 6 a 3.