Não deu para Charles "Do Bronx" Oliveira na luta principal do UFC 280, ocorrido no último sábado (22) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. No duelo programado para cinco rounds, o russo Islam Makhachev (23V - 1D) só precisou de dois deles para dominar e finalizar o brasileiro, ex-campeão da categoria, com um katagatame.
Antes mesmo do início do primeiro round, o público que lotava a Etihad Arena já mostrava sua preferência pelo russo. Gritos de "Islam, Islam!" tomavam conta do espetáculo. Na largada do primeiro assalto, Makhachev colocou Charles para baixo, que começou a trabalhar no ground and pound. O brasileiro até conseguiu se levantar, mas o russo conseguiu derrubar novamente, capitalizando pontos importantes no chão.
Do Bronx tentou derrubar Makhachev no início do segundo round, mas o russo estava em dia com as defesas de queda. Depois de alguns instantes na grade, o duelo voltou para a trocação franca, quando o brasileiro era mais agressivo, mas acabou surpreendido com um direto fortíssimo que o levou ao knockdown.
Islam então foi para cima de Charles, encaixou um katagatame e finalizou o rival brasileiro aos três minutos e 16 segundos do segundo round, para a festa de Khabib Nurmagomedov, ex-campeão da categoria, hall da fama do UFC e, agora, seu treinador.
Na entrevista após a luta, Makhachev dedicou a vitória para Abdulmanap Nurmagomedov, pai de Khabib, falecido em 2020. ex-campeão da categoria e filho de Abdulmanap. Khabib disse que o plano era enfrentar Alexander Volkanovski, campeão peso-pena e líder do ranking peso-por-peso, na Austrália. Volkanovski entrou no octógono e aceitou o desafio.