O influenciador digital Iran Ferreira, 20 anos, conhecido como Luva de Pedreiro, foi alvo de críticas por parte de alguns internautas por não ter respondido em inglês as perguntas dos jornalistas durante entrevista concedida na segunda-feira (17), durante a realização do Bola de Ouro. Em um vídeo publicado no Instagram na terça-feira (18), o influencer rebateu os comentários negativos e explicou porque não era fluente em outras línguas.
Durante a entrevista, Iran, que foi um dos convidados da cerimônia de abertura do Bola de Ouro, evento esportivo que ocorreu em Paris, na França, nesta segunda-feira, contou com o apoio de um tradutor para conseguir se comunicar com a imprensa. Isso gerou discussão nas redes sociais e fez com que alguns internautas acusassem o influencer de estar "envergonhando o Brasil".
— Vim falar agora porque todo mundo está dizendo que eu passei vergonha na entrevista, que eu não sei falar inglês. Eu não sei falar inglês mesmo, parceiro. E você que sabe falar inglês, não desmereça ninguém. Não se desfaça de ninguém. Eu não tive oportunidade de estudar. Ou eu trabalhava para comer ou estudava — argumentou o influenciador, em vídeo publicado nas redes sociais.
Iran também enfatizou que devido à situação financeira de sua família, precisou trabalhar desde muito jovem e que isso ocupava quase todo seu tempo. O jovem ainda relembrou das condições de trabalho que vivenciou.
— Você que sabe falar inglês, trabalhe no Sol quente, de 40 graus — se dirigiu aos que o criticaram.
Apesar de nunca ter estudado outras línguas, Iran confessou que pretende algum dia se dedicar a isso e aprender, sobretudo, a falar inglês.
— Eu tenho fé em Deus. Eu nunca vou desistir do meu sonho. Eu vou aprender a falar inglês ainda. Se ligue. Nós somos brasileiros e brasileiro nunca desiste. Receba — finalizou.
Presença no evento
Apesar de alguns comentários negativos na internet, Iran foi ovacionado pelo público do Bola de Ouro assim que passou pelo tapete vermelho do evento. Vale lembrar que Luva de Pedreiro é o primeiro influenciador brasileiro a receber o convite para estar presente na abertura dessa premiação.
Durante o evento, Iran conseguiu interagir com grandes craques do futebol, como Kevin De Bruyne, meio-campista do Manchester City, e Sadio Mané, ponta-esquerda do Bayern de Munique.
O look do influencer, que utilizou uma camisa social branca com casaco verde e gravata preta, rendeu comentários de alguns convidados, como o ex-atleta Ronaldo Fenômeno.
— Que estiloso — manifestou Ronaldo, durante o evento, sobre as roupas do influenciador
A presença do Luva de Pedreiro no Bola de Ouro não era segredo para seus fãs e seguidores. O influenciador anunciou essa novidade em 11 de outubro, a partir de um vídeo de divulgação do evento que ele publicou em seu Instagram.
Relembre o anúncio de confirmação do influenciador no evento
O Bola de Ouro
O Bola de Ouro é uma premiação de futebol criada pela revista francesa France Football. De 1956 a 2009, os prêmios foram entregues de forma independente.
Em 2010, o Bola de Ouro se fundiu com o prêmio que é concedido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e passou a se chamar Fifa Ballon D'or (Fifa Bola de Ouro, em português). Essa parceria durou até 2015. Um ano depois, as premiações voltaram a ser independentes.
O Bola de Ouro premia os melhores jogadores de futebol que se destacaram de janeiro a dezembro do ano em questão. A decisão é feita com base na opinião de 193 jornalistas esportivos convocados, um por país, que precisam definir os cinco principais nomes do futebol mundial, que são escolhidos entre uma lista de 30 atletas elaborada pela redação da revista francesa.
Entre as categorias da premiação estão melhor jogador, melhor jogadora, melhor goleiro (troféu Yashin) e melhor jogador jovem (troféu Kepa).
Confira a lista dos ganhadores do Bola de Ouro 2022
- Clube do ano: Manchester City
- Bola de Ouro Feminina: Alexia Putellas, meio atacante do Barcelona
- Troféu Gerd Muller: Robert Lewandoski, centro-avante do Barcelona, conquistou o prêmio como jogador que marcou mais gols
- Troféu Kopa: Gavi, meio-campista do Barcelona, ganhou o prêmio como melhor jogador jovem
- Troféu Sócrates: Sadio Mané, ponta-esquerda do Bayern de Munique, conquistou o prêmio destinado a atletas envolvidos em ações solidárias e projetos sociais
- Troféu Yashin: Thibaut Courtois, do Real Madrid, ganhou o prêmio como melhor goleiro