A polonesa Iga Swiatek sofreu neste sábado (15), mas venceu a americana Jessica Pegula e avançou à final do WTA 500 de San Diego, nos Estados Unidos. A tenista número 1 do mundo saiu atrás no placar e precisou buscar a virada para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/2, em 2h06min de confronto.
Foi a terceira vitória de Swiatek em quatro jogos contra Pegula, que vive sua melhor fase da carreira e é a atual número seis do mundo. Na final. A tenista da Polônia vai enfrentar a vencedora do duelo entre a americana Danielle Collins e a croata Donna Vekic.
Contra Pegula, Swiatek fez um set inicial irregular, de muitos erros, principalmente nos pontos mais importantes. Mas iniciou uma forte reação a partir da segunda parcial. A polonesa aproveitou cinco dos 13 break points cedidos pela tenista da casa, enquanto Pegula obteve seis oportunidades de quebra de saque, porém só converteu duas.
No domingo, a tenista de 21 anos vai tentar conquistar seu oitavo título na temporada, e o 11º da sua já vitoriosa carreira. Com ampla vantagem na liderança do ranking, Swiatek tem tudo para fechar o ano na ponta.
Laura Pigossi e Carolina Melgieni avançam no quali de Guadalajara
Medalhista de bronze de duplas na Olimpíada de Tóquio, Laura Pigossi estreou com vitória no qualifying do WTA 1000 de Guadalajara, no México. Ela venceu neste sábado a russa Varvara Flink por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (8), em quase duas horas de partida.
Na segunda e última rodada do quali, a tenista brasileira vai enfrentar a americana Asia Muhammad. Se vencer, entrará na chave principal de uma das maiores competições desta reta final da temporada.
O mesmo acontecerá com Carolina Meligeni Alves se ela superar a americana Caroline Dolehide na segunda e última rodada do quali. Neste sábado, Carol venceu a norueguesa Ulrikke Eikeri por 6/2 e 6/3. As duas brasileiras tentam se juntar a Bia Haddad Maia, que estreia direto na chave principal no torneio mexicano.