A direção do Real Madrid anunciou nesta segunda-feira que Vinicius Junior obteve a cidadania espanhola. O atacante brasileiro, a partir de agora, conta com duas nacionalidades e vai usufruir das vantagens de ser cidadão espanhol, com passaporte europeu.
— O Real Madrid C. F. comunica que nosso jogador brasileiro Vinicius Junior fez juramento diante da Constituição Espanhola no dia 2 de setembro. E, neste momento, conta também com a nacionalidade espanhola — informou o clube madrilenho, em nota. O pedido pela nacionalidade já havia sido feito há meses.
Do ponto de vista esportivo, a situação pouco muda para Vinicius Junior, que não poderá defender a seleção espanhola porque já vestiu a camisa da Seleção Brasileira em diversas partidas amistosas e oficiais.
Os benefícios maiores serão do próprio Real. O futebol espanhol tem regras que limitam o número de jogadores estrangeiros em campo em cada partida dos clubes nacionais. Com Vinicius Junior se tornando "espanhol", o clube ganha mais uma vaga de atleta extracomunitário na escalação da equipe.
Tecnicamente, essa liberação já começou no fim de semana. O brasileiro já entrou em campo no sábado, na partida contra o Betis, em rodada do Campeonato Espanhol, com dupla cidadania.
O atacante de 22 anos, revelado na base do Flamengo, chegou à Espanha em julho de 2018. Em sua chegada ao futebol espanhol, passou a defender o Real Madrid Castilla, o time B do gigante europeu. Com o passar do tempo, ganhou espaço na equipe principal e começou a brilhar na capital espanhola.
Na temporada europeia passada, ele foi uma das estrelas da equipe nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões.