O Estádio Municipal de Braga é o palco de Portugal x Espanha pela Liga das Nações da Europa, na terça-feira (27), às 15h45min (horário de Brasília). Inaugurado em 2004 para a Eurocopa, o apelidado de "Pedreira" já recebeu prêmios de arquitetura.
Eduardo Souto de Moura é o responsável pela criação da casa do Sporting Braga, que atualmente joga a Liga Europa. Em 2011, o arquiteto venceu o Prêmio Pritzker, por conta do projeto erguido para sediar os jogos da equipe portuguesa e de seleções. O profissional já era bem renomado no país quando foi escolhido para realizar a estrutura.
A ideia principal de Moura era montar um estádio com um formato de teatro grego, de apenas dois lados com arquibancadas, e atrás das goleiras, paisagens naturais. O "anfiteatro" possibilita os torcedores a assistirem a partida e, quando quiserem, olharem para os lados e verem um "paredão" de rochas de um lado, além de muito verde do outro.
A proprietária do Estádio com capacidade de 30,2 mil torcedores é a Câmara Municipal de Braga, cidade na região do Cávado, no norte do país. Na Eurocopa, os confrontos realizados no local foram: Dinamarca 2 a 0 Bulgária, e Holanda 3 a 0 na Letônia.
Em 2022, o estádio recebe a seleção portuguesa para o clássico de seleções contra a Espanha. O jogo pode ser acompanhado pela plataforma de streaming Star+.
Portugal, com 10 pontos, precisa de apenas um empate para garantir a primeira posição de seu grupo e se classificar para a semifinal da Liga das Nações. Os espanhóis, com oito, precisam de um vitória fora de casa para ultrapassar os rivais e eliminá-los diante da própria torcida.