O cais do Porto de Rio Grande movimenta toneladas de cargas do mundo inteiro. Onde as águas do Oceano Atlântico se encontram com as da Lagoa dos Patos, o futebol também tem vez. Na cidade da Zona Sul está o Sport Club Rio Grande, clube mais antigo do Brasil, fundado por ingleses e alemães que por lá chegaram de navio. Quando um rapaz de ascendência portuguesa achou uma bola perdida de um treinamento, viu ali a oportunidade de fundar seu próprio clube. Assim, nas cores verde e vermelho, surgiu o Sport Club São Paulo.
O Leão do Parque é o campeão gaúcho de 1933, já disputou o Brasileirão e ostenta outros títulos regionais. Grande parte dessa trajetória foi acompanhada por Dona Terezinha, 72 anos, fanática torcedora do clube.
— Minha mãe me trazia, depois eu segui vindo. Meus filhos nasceram e eu os trazia junto com meu marido, que já faleceu. Eles cresceram, casaram e agora trago meu neto. Ele era Riograndense (terceiro clube da cidade), mas virou São Paulo por minha causa — recordou Terezinha, que agora vai nos jogos junto do neto Richard.
Em seu lugar cativo no Estádio Aldo Dapuzzo, ela guarda recortes de jornais que contam a história do São Paulo e também a sua história de acompanhamento do clube. Ela é sócia desde os 10 anos. Em um desses recortes, a um registro dela pendurada no alambrado do estádio Altos da Glória, em Vacaria, vibrando com uma vitória fora de casa do Leão. Além disso, ela conta com uma coleção de 27 camisetas do clube e guarda todas as carteirinhas de associada. A paixão é tamanha que o clube é quase um membro de sua família.
— É a mesma paixão que de um filho. Eu tenho dois filhos, um neto e duas netas, que moram em Curitiba. Mas eu acho que o meu terceiro filho é o São Paulo — brincou a torcedora.
Em 2023, porém, Dona Terezinha e o neto Richard terão de acompanhar o São Paulo na Terceirona. O Leão do Parque desapontou seus torcedores com uma campanha ruim na Divisão de Acesso e foi rebaixado com uma rodada de antecedência. Nem mesmo a vitória sobre o Pelotas, na última rodada, foi suficiente para salvar o time.