Iga Swiaetk, número 1 do mundo, derrotou nesta segunda-feira (5) a alemã Jule Niemeier e se classificou pela primeira vez na carreira para as quartas de final do Aberto dos Estados Unidos.
Swiatek fechou o jogo em 2 sets a 1, de virada, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/0, em 2h22min de partida no Louis Armstrong Stadium.
A polonesa correu risco de ser eliminada em um eletrizante segundo set, no qual as duas tenistas trocaram sete quebras de serviço. Passado o susto, a líder do ranking se recuperou no jogo e fechou o terceiro set sem perder nenhum game.
— Estou feliz por não ter perdido a esperança. Foi difícil começar atrás. Fico feliz que tenha funcionado. Usei minha experiência para manter o nível durante todo o jogo — disse a bicampeã de Roland Garros.
Pegula bate Kvitová e faz inédita quartas de final
Swiatek, de 21 anos, enfrentará nas quartas de final a americana Jessica Pegula, que passou pela tcheca Petra Kvitová.
Pegula, número 8 do ranking da WTA, fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 1h13 de partida, que foi interrompida por conta da chuva na quadra central de Flushing Meadows.
A americana, de 28 anos, esteve sempre no controle do jogo contra a veterana Kvitová, duas vezes campeã de Wimbledon (2011 e 2014) e vice campeã do WTA 1000 de Cincinnati em agosto. Pegula chegou em 2022 às quartas do Aberto da Austrália e de Roland Garros, mas nunca tinha ido tão longe no torneio local.
Iga Swiatek e Jessica Pegula se enfrentam na próxima quarta-feira por uma vaga nas semifinais do torneio.
* AFP