Em uma vitória conquistada por uma "roda" de diferença, Francesco Bagnaia venceu a etapa de San Marino da MotoGP, realizada neste domingo (4) e confirmou o seu bom momento ao obter o quarto triunfo consecutivo na temporada. Na temporada, ele tem seis primeiros lugares. O piloto italiano da Ducati sofreu muita pressão de Enea Batistini nas voltas finais, mas conseguiu manter o controle para receber a bandeirada em primeiro lugar. O triunfo foi por apenas 0s03.
O resultado diminui a distância do piloto italiano para o líder Fábio Quartararo, que chegou em quinto lugar na prova. Bagnaia soma agora 181 pontos contra 211 do francês da Yamaha. A próxima etapa da MotoGP acontece no dia 18 de setembro, na Espanha.
Feliz pela conquista e a recuperação no campeonato, Bagnaia falou que a corrida foi decidida nos detalhes. "A corrida foi emocionante com os rendimento das motos melhorando com o decorrer da prova. Sem dúvida que o resultado foi importante na luta pelo título", falou o vencedor da corrida.
Na prova, Jack Miller largou na pole, manteve a dianteira, mas sofreu uma queda logo nas voltas iniciais e deixou de brigar pelo primeiro lugar. A partir daí, Bagnaia assumiu o controle a prova e não perdeu mais a ponta.
Maverick Viñales foi a surpresa da corrida. Pressionou Enea Bastianini e conseguiu a vice-liderança da corrida. A ordem dos quatro primeiros lugares passou a ser Bagnaia, Viñales, Bastianini e Luca Marini.
Com o rendimento abaixo do esperado, Quartararo não conseguiu ameaçar o primeiro pelotão. Ocupou o sexto posto e depois atingiu a quinta colocação fazendo uma prova de regularidade.
Nos momentos finais da prova, um erro de Viñales fez com que Bastianini ganhasse a segunda posição e a partir daí, a pressão em busca da liderança foi intensa até o final. Os dois pilotos chegaram praticamente emparelhados na reta de chegada, mas Bagnaia conseguiu cruzar a linha em primeiro com meia moto de vantagem garantindo assim, a quarta vitória consecutiva.
Confira a classificação final da etapa de San Marino:
1º Francesco Bagnaia (Ducati) - 41min43s199
2º Enea Bastianini (Ducati) - + 0,034
3º Maverick Viñales (Aprilia) - +4.212
4º Luca Marini (Ducati) - + 5.283
5º Fabio Quartararo (Yamaha) - +5.771
6º Aleix Espargaraó (Aprilia) - +10.283
7º Alex Rins (Suzuki) - +12.496
8º Brad Binder (KTM) - +14.661
9º Jorge Martin (Pramac) - +17.732
10º Alex Marquez (Honda) - +21.986