Rayssa Leal parou Lajeado nesta quinta-feira (18). A mais jovem medalhista olímpica da história do esporte brasileiro veio ao Rio Grande do Sul, direto de Seattle, onde no domingo passado venceu a segunda etapa da temporada da Liga Mundial de Skate Street (SLS).
A skatista maranhense, que é a maior ganhadora do circuito, com cinco conquistas, veio visitar a fábrica da Docile Alimentos, um de seus parceiros e que tem uma linha de doces exclusiva para ela.
Um pouco cansada pela viagem que teve apenas uma escala em São Paulo, Rayssa chegou ao Vale do Taquari na quarta, almoçou no refeitório da patrocinadora, fez tour pelas instalações da fábrica e, como criança de 14 anos, provou guloseimas antes de fazer uma apresentação conjunta com jovens skatistas da Associação de Skatistas e Similares de Lajeado (ASSLA).
— Espero um dia andar na pista de Porto Alegre. Sei que tem muitos obstáculos altos, que é boa para treinar e eu quero ir lá, quem sabe não treine na preparação para Paris — disse Rayssa em conversa com o Grupo RBS.
O público ficou encantado com as manobras e a simpatia de Rayssa. Entre os mais animados estavam João Augusto, 11 anos, e Maria Lúcia, 12, considerados os principais atletas da modalidade na região.
— Eu sempre gostei de skate, andava com o meu pai, mas quando vi a Rayssa nas Olimpíadas passei a querer andar mais — contou Maria, que usava roupas semelhantes às da medalhista de prata nos Jogos de Tóquio.
Muitas outras crianças e adultos também vibraram ao ver Rayssa Leal na pista que foi colocada no estacionamento da patrocinadora. Os obstáculos foram preparados pelos membros da ASSLA, receberam autógrafos da melhor skatista do mundo na atualidade e agora serão levados para uma praça da cidade de Lajeado, que teve sua pista de skate reformada recentemente.
De Lajeado, Rayssa irá retornar ao Maranhão para um breve descanso e depois seguir pelas pistas mundo afora encantando e se divertindo.