A Conmebol informou através de seu site oficial que os países filiados à entidade irão solicitar na Fifa a manutenção do formato das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Atualmente, os 10 países se enfrentam, todos contra todos, em jogos de ida e volta.
No Mundial de 2026, serão disponibilizadas seis vagas para seleções sul-americanas, já que serão 48 classificados ao todo.
A decisão unânime foi adotada durante a reunião do Conselho da Conmebol. Durante o encontro, uma nota foi emitida para a Fifa com a solicitação. Havia uma movimentação nos bastidores para a mudança do formato, tornando as Eliminatórias mais competitivas e com menos rodadas - atualmente são 18 - porém as seleções não aprovaram. Com a manutenção da fórmula, os seis primeiros colocados se classificarão para a Copa do Mundo. Em 2026, não será realizada a repescagem.
O Conselho também avaliou a Copa Intercontinental Sub-20, realizada no Estádio Centenário, em Montevidéu, e vencida pelo Benfica sobre o Peñarol. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, anunciou que um novo capítulo da aliança da entidade com a Uefa ocorre em setembro, com um torneio de futsal que envolverá Portugal, Espanha, Argentina e Paraguay, finalistas dos últimos torneios continentais.
Além disso, foi confirmado para fevereiro o confronto intercontinental de seleções femininas. O Brasil, campeão da Copa América, irá enfrentar a Inglaterra, campeã da Eurocopa. O local ainda não foi definido.
Em junho, no futebol masculino, a campeã sul-americana Argentina venceu a Itália, campeã europeia, por 3 a 0, em Wembley.