Responsável por eternizar grandes feitos do futebol gaúcho, Armindo Antônio Ranzolin morreu nesta quarta-feira (17), aos 84 anos, por complicações do Alzheimer. Entre os momentos marcantes da carreira do comunicador, estão as conquistas do Grêmio na Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1983.
As narrações, inclusive, além de ficarem na memória dos torcedores, foram reproduzidas na música Anoiteceu em Porto Alegre, da banda Engenheiros do Hawaii. Em entrevista ao programa Gaúcha 19 Horas, o vocalista Humberto Gessinger explicou a homenagem.
— Quando a gente foi gravar o Papa é Pop, tinha a Anoiteceu em Porto Alegre. Me lembrei do título da Libertadores e do Mundial na voz do Ranzolin. A gente usou e se emocionou. Foram duas noites fantásticas para nós em Porto Alegre. Era uma homenagem à rádio, à narração, ao ato de transformar algo visual em auditivo. Na nossa mente, o gol era o que tinha sido narrado, não o que a gente ia ver na televisão. O gol costumava ser melhor no rádio — destacou.
Gessinger ressaltou o fascínio pelo rádio, além de exaltar a importância de Ranzolin:
— Eu tenho 58 anos. Na minha geração, futebol e rádio são coisas inseparáveis. Dentro da transmissão, para mim, a posição do narrador é algo inacreditável. Sempre fui fascinado por isso. É uma coisa meio musicada, meio improvisada. A gente usa a palavra mestre para tanta gente hoje em dia. Mas o Ranzolin merece mesmo. Ele era um grande mestre da narração.
Trechos de narrações de Ranzolin retratadas na música:
Título da Libertadores de 1983:
Eu disse que acreditassem!
Eu pedi que acreditassem!
Eu nunca deixei de acreditar!
Que o Grêmio ia ser campeão da América
Hoje, esta noite, em Porto Alegre
Conquista do Mundial de 1983:
O Grêmio vai ser campeão do mundo
O Rio Grande do Sul e o Brasil
Vão viver uma madrugada
Que não terminará
Antes do Sol nascer!