A Premier League da Ucrânia (UPL), a principal liga de futebol do país, voltou nesta terça-feira (23) após seis meses de paralisação. O campeonato estava suspenso desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro deste ano.
A retomada foi autorizada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mesmo com os conflitos militares ainda em andamento. Assim, as autoridades adotaram uma série de medidas.
Os jogos são realizados na capital, Kiev, e outras duas províncias do país. Os estádios contam com a presença de militares para a segurança e os torcedores não têm acesso. Foram instalados abrigos abrigos antibombas nos estádios e sirenes para avisos contra bombardeios.
O Campeonato Ucraniano já teve a partida de abertura. No Estádio Olímpico de Kiev, Shakhtar Donetsk e Metalist Kharkiv ficaram no 0 a 0. O Metalist Kharkiv e o Kryvbas Kryvyi Rih, que estavam na segunda divisão na temporada passada, entraram no lugar do Desna Chernihiv e FC Mariupol, que tiveram suas cidades e estádios destruídos pela guerra.