O Brasil sofreu diante do México nesta segunda-feira (29) e, mesmo contando com grande apoio da torcida em Jaraguá do Sul, perdeu por 82 a 72, em jogo da segunda rodada da segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete. Foi a terceira derrota seguida da seleção comandada por Gustavo de Conti, que havia sido superada pela Colômbia, em julho, no encerramento da primeira fase, e por Porto Rico, na semana passada.
Após cinco vitórias e três derrotas, os brasileiros ocupam a segunda colocação do Grupo F, atrás apenas dos Estados Unidos, próxima equipe a cruzar o caminho do Brasil nas eliminatórias, em duelo marcado para 11 de novembro. A briga é para ficar entre os três primeiros e se classificar direto.
A seleção brasileira entrou em quadra escalada com Marcelinho Huertas, Léo Meindl, Didi Louzada, Rafael Mineiro e Augusto Lima. Para Louzada, a segunda já não vinha sendo das melhores, uma vez que o Portland Trail Blazers, franquia da NBA na qual atuou durante a temporada passada, anunciou sua dispensa algumas horas antes da partida. Até então, era o único jogador da seleção que jogava na liga americana.
Nem um pouco intimidados com a torcida da casa, os mexicanos dominaram desde o início do primeiro quarto, não à toa fizeram 13 a 2 logo nos primeiros lances, avassaladores sob o comando de Irwin Avalos, que continuou brilhando durante a parcial seguinte e fechou os primeiros 20 minutos como cestinha, com 12 pontos. Pelo Brasil, que demonstrou afobação e nervosismo, Georginho de Paula, com sete, foi quem mais pontuou.
O terceiro quarto começou com o placar marcando 36 a 30 a favor do México, mas logo a vantagem voltou a aumentar e chegou a ser de 14 pontos. Nesse momento, Marcelinho Huertas deu esperanças aos torcedores com uma cesta e uma linda assistência para Felício anotar, diminuindo a diferença para dez, mas os adversários não deixaram a reação tomar forma e abriram 18 pontos.
Entre o fim da terceira e o início da quarta parcial, nomes como Huertas e Didi Louzada começaram a aparecer um pouco mais, enquanto Yago e Lucas Dias mostravam atuações mais consistentes. Depois de quase tudo dar errado durante a maior parte do tempo, a reta final foi de expectativa, pois uma bola de três de Louzada e dois lances livres de Gabriel Jaú diminuíram a vantagem mexicana para cinco no minuto final, com 72 a 77.
A partir daí, contudo, os brasileiros não pontuaram mais e viram os rivais fecharem o jogo em 82 a 72. Yago Mateus, com 13 pontos, foi o maior pontuador do Brasil. Do lado dos mexicanos, Irwin Avalos e Paul Stoll marcaram 16 pontos cada e foram os cestinhas.
— O time começou mal, não conseguimos acertar as trocas na defesa e no ataque tivemos um baixo aproveitamento. O México teve um início muito bom e abriu. Jogar dez pontos atrás diante de um adversário com a qualidade do México não é fácil. No final, conseguimos diminuir a vantagem, tentar a reação, mas não foi o suficiente — avaliou o técnico Gustavo de Conti.
Agora, o Brasil foca na AmeriCup. Nesta terça-feira (30), o time viaja para Recife, sede da competição. A estreia no torneio que será disputado em território brasileiro após 38 anos, será na sexta-feira (2), contra o Canadá, às 20h10 (de Brasília).
Demais resultados da rodada:
Grupo F
Colômbia 77 x 95 Estados Unidos
Uruguai 78 x 70 Porto Rico
Grupo E
Venezuela 76 x 72 República Dominicana
Panamá 50 x 106 Canadá
Argentina 95 x 77 Bahamas
Classificação:
Grupo F
1 - Estados Unidos 15
2 - Brasil 13
3 - México 13
4 - Uruguai 13
5 - Porto Rico 12
6 - Colômbia 11
Grupo E
1 - Canadá 16
2 - Venezuela 15
3 - Argentina 14
4 - República Dominicana 13
5 - Panamá 10
6 - Bahamas 10