Destaque da seleção de Senegal na Copa Africana de Nações, Sadio Mané revelou ter jogado a competição correndo risco de vida. O novo atacante do Bayern de Munique descumpriu uma ordem médica na época, e continuou jogando o torneio após sofrer uma concussão durante a partida contra Cabo Verde, pelas oitavas de final.
Durante o confronto, o então jogador do Liverpool colidiu com o goleiro adversário. Esse choque gerou o problema na cabeça do senegalês.
A equipe inglesa teria enviado um pedido à Fifa para que Mané tivesse cinco dias de repouso, o que significaria que ele perderia as quartas de final da Copa Africana. Mas o craque afirmou que poderia "dar a vida" parajogar a partida contra Guiné Equatorial.
Dito e feito, Mané participou do confronto, no qual sua equipe venceu por 3 a 1. A partir de então, Senegal passou por Burkina Faso, na semifinal, com uma vitória pelo mesmo placar da fase anterior.
Mané chegou inclusive a sugerir que ele assinasse um contrato para que, se houvesse problemas relacionados a concussão enquanto jogava por Senegal, a responsabilidade fosse dele mesmo. A determinação veio por parte do próprio jogador, conforme disse em entrevista ao Pro Direct Soccer France:
— Quando me machuquei contra Cabo Verde e tive uma concussão, não falei sobre isso naquele dia — revelou o jogador.
Em seguida, Mané diz que o Liverpool pressionou a federação africana de futebol na época, alegando que o atleta deveria ficar em repouso.
— Nosso médico da seleção também teve que seguir essas regras. Quando me falaram isso, liguei para o treinador e disse: "O médico não quer que eu jogue, mas você tem que me colocar no time titular". Também liguei para o presidente da federação e disse que precisávamos fazer uma reunião porque tinha que jogar. Eu poderia desistir da minha vida.
No final das contas, a história terminou com um final feliz para Mané. O jogador marcou o gol do título na decisão por pênaltis contra o Egito, após o empate em 0 a 0 no tempo normal. Foi o primeiro título da Copa Africana de Nações que Senegal conquistou.