A gaúcha Mayra Aguiar iniciou a busca por pontos no ranking mundial da categoria meio-pesado (até 78kg), que irá definir as atletas classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris -2024 com uma medalha de bronze no Grand Slam de Judô de Budapeste, na Hungria.
Na campanha do terceiro lugar, a judoca da Sogipa venceu a venezuelana Karen León, por waza-ari, nas quartas de final e caiu para a italiana Alice Bellandi na semifinal, após acumular três shidos contra dois da adversária.
Já na disputa do bronze, a dona de três pódios olímpicos venceu a britânica Emma Reid com um ippon aos 34 segundos de combate. A italiana Bellandi acabou levando o ouro ao superar a israelense Inbar Lanir. A japonesa Shori Hamada ficou com a outra medalha de bronze em disputa.
Rafael Macedo vence vice-campeão olímpico, mas fica fora do pódio
Quem também esteve na disputa por medalhas foi Rafael Macedo na categoria médio (90kg). O atleta da Sogipa fez uma ótima fase classificatória e passou pelo vice-campeão olímpico Eduard Tripple, da Alemanha, com uma imobilização, e pelo holandês Tigo Renes, com um estrangulamento. Nas quartas de final, derrotou Komronshokh Ustopiriyon, do Tajiquistão, por ippon.
A trajetória de Macedo foi quebrada na semifinal, contra o italiano Cristian Parlati, que marcou um waza-ari no final da luta. Com a derrota, ele foi para a disputa do bronze e acabou sendo batido pelo cubano Ivan Silva Morales, que venceu por ippon.
O campeão da categoria foi o japonês Sanshiro Murao, que venceu o italiano Parlati. Beka Gviniashvili, da Geórgia, ficou com o bronze.
No meio-pesado (até 100kg), Rafael Buzacarini (Pinheiros-SP) venceu seus dois primeiros combates contra o francês Cédric Olivar e o mongol Gonchigsuren Batkhuyag e foi derrotado pelo georgiano Varlam Liparteliani nas quartas, o que colocou na repescagem, onde perdeu para o suíço Daniel Eich. O japonês Kentaro Iida levou o ouro ao vencer Liparteliani. O pódio ainda teve o espanhol Nikoloz Sherazadshvili e o húngaro Zsombor Veg.
Dono de duas medalhas de bronze olímpicas, o pesado (+100kg) Rafael Silva (Pinheiros) estreou na segunda rodada e foi batido pelo holandês Jelle Snippe, que na final perdeu para o francês Teddy Riner. As medalhas de bronze foram divididas entre por Magomedomar Magomedomarov, dos Emirados Árabes Unidos, e o uzbeque Shokhr Bakhtiyorov.
A única categoria que não teve a presença de brasileiros foi o pesado feminino (+78kg) que foi vencida pela japonesa Wakaba Tomita, que venceu a cubana Idalys Ortiz. A israelense Raz Hershko e a chinesa Xin Su terminaram na terceira colocação.