Depois de 14 regatas ao longo da semana, a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze conquistou na manhã deste domingo (10), pela segunda vez, o Campeonato Europeu de Vela, da classe 49erFX, em Aarhus, na Dinamarca.
As velejadoras bicampeãs olímpicas se mantiveram entre as cinco primeiras colocadas ao longo de toda a competição e chegaram para a disputa da medal race em segundo lugar, precisando apenas chegar perto da dupla holandesa, Odile Van Aanholt e Annette Duetz.
— Na largada da regata da medalha achamos que estávamos fora da linha e voltamos depois do começo da prova. Tivemos uma dura volta para conseguir chegar próximo a (dupla) holandesa e assegurar o primeiro lugar — comenta Martine.
Em 2019 a dupla que é treinada pela gaúcha Martha Rocha Lobo também venceu a competição continental, que costuma ser disputada por representantes do mundo todo. Agora, Martine e Kahena voltam ao Brasil para temporada de descanso e treinos, antes de embarcar para o Canadá para disputar o Mundial da classe 49erFX, em Halifax, a partir de 31 de agosto.
No 49er masculino, os espanhóis Diego Botín e Florian Trittel levaram o título. O pódio ainda teve os holandeses Bart Lambriex e Floirs van de Werken e os britânicos James Peters e Fynn Sterritt.