A quarta rodada da Terceirona Gaúcha ficou marcada pela briga generalizada que aconteceu na partida entre Farroupilha e Riograndense, no domingo (24). O jogo no Nicolau Fico terminou 2 a 1 para os visitantes, com o gol da vitória saindo aos 48 minutos do segundo tempo.
A situação começou a ficar tensa minutos antes, quando o zagueiro Bruno, do Farroupilha, foi expulso por entrada violante. A partida estava empatada em 1 a 1, após Juninho ter feito 1 a 0 para o Riograndense no primeiro tempo. A equipe de Rio Grande ainda teve um gol anulado. Na segunda etapa, Binho empatou para o Farrapo. Nos acréscimos, Juninho colocou o Guri Teimoso novamente na frente.
Ao término da partida, Cristiano Dias, técnico do Riograndense, se envolveu em uma discussão com o jogador Igor, do Farroupilha. Este foi o estopim para o início da briga que se seguiu. Pela confusão, o árbitro Vinicius Jardim Oliano relatou em súmula mais seis expulsões.
O jogo marcou a primeira vitória do Riograndense na competição. Com cinco pontos, o clube é o terceiro colocado do Grupo D, liderado pelo Rio Grande, com sete. Em segundo está o Bagé, com seis. O Farroupilha é o lanterna, com um.
Na primeira fase, as equipes jogam dentro dos grupos, em turno e returno. Os dois primeiros colocados passam às quartas de final. A partir daí, sistema "mata-mata" até a decisão. Os dois finalistas garantirão o acesso.
Confira o relato do árbitro na súmula:
"O atleta da equipe do Farroupilha, senhor Bruno Soares Gonçalves, camiseta número 03, foi expulso aos 85 minutos de jogo após dar um carrinho com as duas solas a frente com uso de força excessiva na disputa da bola, vindo a acertar a perna do adversário, que necessitou de atendimento médico, porém continuou na partida normalmente. O atleta se retirou de campo normalmente. Após o término da partida, o treinador da equipe do Riograndense, senhor Cristiano Dias Medeiros falou algo que a equipe de arbitragem não conseguiu escutar ao atleta da equipe do Farroupilha, senhor Igor Padilha Pinto, camiseta número 10, que de imediato partiu para cima do treinador onde ambos trocaram empurrões. Momento esse que os demais atletas de ambas equipes se aproximaram e começaram uma briga generalizada, envolvendo vários atletas, onde podemos identificar trocando chutes e socos os atletas da equipe do Farroupilha, senhor Igor Padilha Pinto, camiseta número 10, senhor Nalbert Domingues Soares, camiseta número 18, senhor Bruno Nunes Duarte, camiseta número 14 e o senhor Marchel Brum Rollo, assistente técnico da equipe e da equipe do Riograndense o senhor Kesler Botelho Bastos, camiseta número 09. Por não se sentirmos seguros e resguardar nossa integridade física, devido os ânimos dos atletas estarem exaltados e após a confusão as equipes irem cada uma para seu vestiário não foi apresentado o cartão vermelho aos atleta e membros das comissões técnicas relatados anteriormente nesse relatório."