O Inter-SM relatou nesta quarta-feira (20) um caso de injúria racial envolvendo um atleta da equipe sub-17. Em partida pelo Gauchão sub-17, contra o Panambi, fora de casa, um jogador de 16 anos, teria ouvido a frase "aquele preto é sub-25 e saiu hoje da cadeia" enquanto voltava para o gramado após o intervalo da partida entre as duas equipes.
O boletim de ocorrências foi registrado por um dos diretores do Inter-SM. A vítima, por ser menor de idade, não compareceu para ser ouvida, o que deve ser feito na sequência das investigações. O suspeito de cometer a injúria racial foi ouvido na delegacia e liberado. O caso será investigado pela Polícia Civil de Panambi.
Por meio de nota, o Inter-SM reforçou que, no futebol, não existe espaço para atitudes como essa e que racismo é crime. A equipe de Santa Maria também se solidarizou com o atleta e com àqueles que sofrem com situações como essa.
O jogo entre as duas equipes terminou empatado em 1 a 1. O Inter-SM é quinto colocado do Grupo A do Gauchão sub-17, com quatro pontos, três a menos do que o Panambi, quarto.
Confira a nota do clube*
"O Inter SM vem a público manifestar o seu repleto repúdio ao ataque racista sofrido pelo atleta da equipe sub-17, **** ******. Nesta tarde (20), durante a partida Panambi x Inter SM, válida pela 7ª rodada do Gauchão Sub-17, realizada na cidade de Panambi no Estádio João Marimon Jr., na volta do intervalo um homem gritou ao atleta de 16 anos: 'aquele preto é sub-25 e saiu hoje da cadeia'. A Brigada Militar conduziu o homem até a Delegacia de Polícia.
O futebol é um agente de transformação na vida de inúmeros jovens e instrumento de educação na formação de cidadãos. É lugar de alegria, respeito e paz. Não há espaço para atitudes como essas. Racismo é crime.
O clube se solidariza ao atleta e por todos aqueles que diariamente sofrem qualquer ataque de discriminação."
* Por ser menor de 18 anos, o nome do atleta foi preservado.