O gaúcho Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández conquistaram nesta sexta-feira (1), vaga nas oitavas de final do torneio de Wimbledon. A classificação veio em jogo contra o paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshi e o cazaque Aleksandr Nedovyesov.
Após perderem o set inicial por 6/4, Matos e Vega empataram o duelo ao vencerem o segundo por 8/6, e lideravam o terceiro em 5/3 quando Qureshi sofreu uma lesão e precisou abandonar a quadra.
— Até a desistência deles estava bem disputado, primeiro set fiz duas duplas-faltas e eles quebraram, mantiveram até o fim. Eu dei uma sentida após aquele game. Muito mérito do David que aguentou por nós dois durante um set e meio. Depois eu subi o nível e igualamos. A gente ter venceu o segundo set no detalhe, nosso melhor momento veio após o começo do terceiro quando quebramos, quase quebramos de novo, fomos aproveitando o embalo. Depois o Qureshi acabou se machucando, infelizmente. Mas foi isso, David foi muito bem quando não estava me sentindo tão bem e eu me encontrei a partir do fim do segundo set — comentou o número 40 do ranking mundial de duplas da ATP e que é atleta da ADK Tennis de Itajaí.
Nas oitavas, Matos e Vega enfrentarão quem passar do confronto entre a dupla número 1 do mundo formada pelo americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury ou a parceria do francês Fabrice Martin e o monegasco Hugo Nys, que duelam no sábado.
Mais cedo, Rafael Matos atuou com a ucraniana Lesia Tsurenko pela chave de duplas mistas. Em jogo válido pela primeira rodada, eles perderam para os brasileiros Bruno Soares e Bia Haddad Maia por 2 a 0, parciais de 7/6 (6) e 6/3.
A vitória já colocou o mineiro e a paulista nas oitavas de final, onde enfrentarão os vencedores do duelo entre os cabeças de chave número 4, o australiano John Peers e a canadense Gabriela Dabrowski, e a dupla do uruguaio Ariel Behar e a holandesa Demi Schuurs.