A etapa de Gstaad do Circuito Mundial de Vôlei de Praia teve uma final brasileira na disputa feminina e terminou com título das atuais campeãs do mundo Duda e Ana Patrícia, neste domingo (10). A medalha de ouro veio após vitória por 2 sets a 1 diante das compatriotas Bárbara Seixas e Carol Solberg, com parciais de 21/19, 20/22 e 15/10.
O primeiro set foi muito equilibrado. Duda e Ana Patrícia chegaram a abrir cinco pontos em relação às rivais e conseguiram administrar a vantagem até que Ana bloqueou Carol Solberg para largar na frente.
No segundo set, Bárbara e Carol voltaram em ritmo alucinante, abriram cinco pontos de vantagem, mas viram Duda salvar dois set points. A partida chegou a estar empatada por 20 a 20, até que a própria Duda jogou para fora o último ponto da parcial.
O tie-break estava equilibrado, até que Ana Patrícia e Duda conseguiram virar boas bolas que as deixaram em vantagem por 11 a 7. Bárbara e Carol tentaram reagir, mas foram obrigadas a forçar, ocasionando erros que custaram a vitória.
— Esse momento é especial para a gente, estou muito animada por ganharmos mais um ouro! O momento é ótimo, mas temos que trabalhar ainda mais. Muito obrigada a todos, especialmente para a Pati — disse Duda.
As semifinais também foram disputadas neste domingo e Duda e Ana Patrícia derrotaram as letãs Anastasija Kravcenoka e Tina Graudina por 21/19 e 21/12, enquanto Bárbara Seixas e Carol Solberg passaram pelas australianas Taliqua Clancy e Mariafe Artacho Del Solar, de virada, com parciais de 10/21, 21/14 e 15/12.
Entre os homens, os brasileiros Bruno Schmidt e Saymon terminaram na quarta colocação, após perderem para os holandeses Christiaan Varenhorst e Steven van de Velde por 2 a 1 (20/22, 21/16 e 15/12). Os chilenos Marcos e Esteban Grimalt levaram o título com uma vitória sobre os tchecos Ondrej Perusic e David Schweiner por 2 a 0 (21/19 e 22/20).