Com grandes atuações da ponteira Júlia Bergmann e da oposta Kisy, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Sérvia, atual campeã mundial, neste sábado (16), por 3 sets a 1, parciais de 14/25, 25/18, 26/24 e 25/19, e está classificada para a decisão da Liga das Nações.
Agora, o Brasil aguarda o vencedor da segunda semifinal entre a dona da casa Turquia e a Itália, que jogam a partir das 12h30min, na Ankara Arena. A final está marcada para o domingo, no mesmo horário.
Depois de eliminar a seleção dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e tricampeã do evento, a Sérvia começou a partida contra o time brasileiro sacando muito bem e desestabilizando o passe das adversárias, que encontravam dificuldades para atacar e foram totalmente dominadas no set inicial, vencido pelas sérvias por 25/14, em breves 22 minutos.
Na segunda parcial, o time europeu seguiu em vantagem até 6/3, quando um bloqueio de Carol deu início a reação das brasileiras, que aos poucos foram tomando conta do jogo, com um passe mais estável e com o crescimento de Júlia Bergmann e Kisy. Com domínio das ações, o empate veio com um 25/18.
O terceiro set foi o mais emocionante do confronto, com diversos ralis, e muitas defesas. No final, após uma troca de vantagens, a seleção brasileira conseguiu marcar 26/24 e saltar à frente no marcador.
A virada para 2 a 1 deu tranquilidade para o Brasil, que seguiu com o controle da partida e viu o time sérvio cansar no ataque, já que dificilmente a bola caia na quadra brasileira. Dessa forma, a renovada seleção de José Roberto Guimarães foi abrindo vantagem até fechar em 25/19, depois de um erro de saque das sérvias.
Com 19 acertos (17 de ataque, um 1 de saque e um de bloqueio), Kisy foi a maior pontuadora da partida. Júlia Bergmann fez outros 16 pontos, um a mais que a ponteira Gabi. A central Carol foi responsável por 13, seis deles de bloqueio.
No time da Sérvia, a oposta Ana Bjelica fez 17, a central Jovana Stevanovic marcou 15 e a ponta Sara Lozo marcou 10 pontos.
Esta é a quarta edição da Liga das Nações e o Brasil busca um título inédito, após ficar com o vice-campeonato em 2019/2021 e terminar em quarto lugar em 2018. Os Estados Unidos venceram os três torneios.