O crescimento do protagonismo do futebol feminino gaúcho pode ser medido através da presença de jogadoras da dupla Gre-Nal na disputa de uma das principais competições de seleções, a Copa América. Duas das quatros equipes semifinalistas têm em seus elencos jogadoras que atuam aqui no Estado.
Com 100% de aproveitamento na primeira fase, a Seleção Brasileira Feminina chega às semifinais sem sofrer nenhum gol. Uma das figuras responsáveis pela segurança defensiva é Lorena. Titular em todas as partidas, a goleira do Grêmio é uma das afirmações da técnica Pia Sundhage neste novo ciclo.
Ainda no Brasil, uma das opções para o sistema ofensivo é Duda Sampaio. A meio-campista do Inter voltou a ser chamada durante a última Data Fifa e ganhou a oportunidade de disputar a competição sul-americana. Na última rodada, diante do Peru, foi uma das atletas que ganhou a titularidade e balançou as redes, pela primeira vez, com a camisa verde e amarela.
Na semifinal, a Seleção Brasileira irá enfrentar o Paraguai. O confronto está marcado para a próxima terça-feira (26), às 21h, no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.
Anfitriã do torneio, a Colômbia repetiu a mesma campanha do Brasil na primeira fase: quatro vitórias nos quatro jogos. Figura presente nas convocações, a zagueira Mónica Ramos defende as Gurias Gremistas. Nesta Copa América, foi titular nas quatro partidas, mas atuando como lateral-direita.
A outra semifinal será protagonizada pelas colombianas contra a Argentina. O duelo está marcado para segunda-feira (25), às 21h, no mesmo Alfonso López, em Bucaramanga. A competição garante três vagas diretas para a Copa do Mundo de 2023. A campeã e vice também ganham vaga direta para as Olimpíadas de Paris, em 2024.